Quarta-feira, Maio 7, 2025
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Campanha da Sociedade Ponto Verde agradece aos portugueses

O Dia Internacional do Obrigado,  é o mote da mais recente campanha da Sociedade Ponto Verde. Com criatividade da Winicio e proposta e implementação de meios da Nova Expressão, a Sociedade Ponto Verde faz chegar assim o seu obrigado a cada um dos portugueses que faz da reciclagem um caso de sucesso em Portugal.

A campanha pretende chegar e agradecer a todas as mães que guardam os pacotes de leite vazios do lanche dos seus filhos, aos que têm a importante tarefa de levar os sacos bem cheios até aos ecopontos, aos professores que dedicam tempo das suas aulas à reciclagem e às crianças que incentivam toda a família lá em casa a reciclar.

A Sociedade Ponto Verde também não se esquece dos amigos que depois de uma noite animada levam a garrafa de vidro vazia para o ecoponto, do colega que leva a reciclagem a peito e põe todo o escritório a reciclar e de todos aqueles que, ao final do dia, trocam 5 minutos de sofá para fazer uma visita ao ecoponto mais próximo.

São estes os portugueses a quem a Sociedade Ponto Verde dirige o seu sincero obrigado através de uma campanha de multimeios, presente no online, imprensa e rádio, esperando também conseguir impactar e inspirar aqueles que anda não reciclam a abraçarem este compromisso e fazerem parte deste movimento de cidadania para a reciclagem.

 

Lisbon Business Summit reúne a elite nacional dos negócios

O Lisbon Awards Group tem o prazer de anunciar que irá realizar, no próximo dia 6 de Fevereiro, na Lispolis – Polo Tecnológico de Lisboa, o primeiro Lisbon Business Summit.

Uma conferência onde subirão a palco vários dos maiores economistas, gestores, marketers, industriais e líderes de startups de Portugal.

Nas palavras de João Gomes de Almeida, co-fundador do Lisbon Awards Group e responsável pela iniciativa:

“Até hoje, só existiam em Portugal conferências unicamente focadas na tecnologia, outras apenas focadas nas finanças e na economia, outras ainda onde apenas se abordavam temáticas de marketing, outras só sobre indústria e outras ainda apenas sobre startups. O Lisbon Business Summit é a absolutamente revolucionário porque concentra todas estas temáticas e todo este tipo de oradores em apenas um dia de evento”.

Ao que o gestor acrescenta: “pela primeira vez teremos gestores de multinacionais, líderes de startups bastante badaladas, industriais de renome, economistas, ex-ministros, académicos, publicitários e marketers todos reunidos a pensar o mundo dos negócios e das empresas em Portugal”.

Pelo que finaliza: “no dia 6 de Fevereiro faremos história ao criar um evento que temos a certeza que irá perdurar por muitos anos e que irá anualmente reunir a elite portuguesa dos negócios”.

O Lisbon Awards Group é uma startup portuguesa fundada em 2012 por Ana Firmo Ferreira e João Gomes de Almeida, que organiza prémios e conferências de âmbito nacional e internacional, nas áreas do marketing, publicidade, inovação e negócios.

Alguns dos seus eventos mais conhecidos são os Prémios Lusófonos da Criatividade, o Lisbon International Advertising Festival e o Lisbon Marketing Summit. Em acelerado crescimento, o grupo pretende atingir este ano um total de 12 eventos e prémios no seu portfólio, assumindo desta forma a liderança do mercado português da organização de eventos corporativos próprios.

Governo estima mais 2,1 mil milhões em impostos em 2018

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O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou que a receita fiscal em 2018 deverá ter fechado com mais 2,1 mil milhões de euros.

“A nossa receita fiscal em 2018 crescerá em termos nominais cerca de 2,1 mil milhões de euros”, refere António Mendonça Mendes, durante a conferência da Associação Fiscal Portuguesa, que decorreu em Lisboa, sobre o tema “Os desafios da fiscalidade em 2019”.

Segundo o governante, 88% deste crescimento deve-se à evolução de três impostos, do IRS, do IRC e do IVA.

No IRS, é esperado um aumento na ordem de 4,6%. No IRC, de 9% e no IVA de 5%.

António Mendonça Mendes justificou este aumento com o crescimento da economia e a melhoria no combate à fraude e evasão fiscais.

Social4aLife chama estudantes a inovar na sustentabilidade

Lançado pela AAC – Associação Académica de Coimbra, o projeto social4aLife desafia a comunidade estudantil a desenvolverem atividades com vista a sensibilizarem a comunidade de Coimbra para a inovação e empreendedorismo sustentável.

Este é um projeto que, através do envolvimento direto dos embaixadores da Universidade de Coimbra e da AAC – Académica Start-UC,_rede de 26 estudantes da UC associado aos Núcleos de Estudantes da AAC_ procura fomentar a participação de toda a comunidade estudantil dos vários polos e faculdades da universidade.

«Os participantes deverão realizar uma pré-inscrição mediante a qual terão acesso a uma formação gratuita, promovida pela UC, com vista a promover o conhecimento em torno da sustentabilidade e da importância da inovação e empreendedorismo social, enquanto catalisador de um mundo mais justo e sustentável. Durante a formação, os participantes terão oportunidade de adquirir competências basilares de um empreendedor como sejam: identificação de problemas e oportunidades, design thinking,  business model canvas, validação, planeamento e realização de uma atividade piloto/protótipo. No final da formação cada equipa deverá implementar na comunidade um projeto baseado na experiência adquirida e, de alguma forma, abordar pelo menos um dos objetivos para a sustentabilidade da ONU», explica Alexandre Leal Amado, Presidente da Associação Académica de Coimbra.

Sendo a iniciativa conta com o apoio do recordista mundial Garret McNamara, apoiante de primeira linha de causas relacionadas com a sustentabilidade, ao vencedor do desafio será dada a oportunidade de trocar experiências com o mesmo num dia que se prevê diferente e enriquecedor.

INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614€, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015

Aeroporto de Lisboa abre 100 vagas de emprego

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O Aeroporto de Lisboa está à procura de 100 novos trabalhadores. Já no dia 16 de janeiro, às 14h00, haverá um “Open Air Day” na sede do aeroporto, em Lisboa, com vista a reforçar as atuais equipas.

“Os requisitos dos candidatos a estas funções incluem uma elevada capacidade de relacionamento e fluência em línguas estrangeiras, para poderem, no Aeroporto de Lisboa, auxiliar passageiros com mobilidade reduzida, acompanhar crianças, fornecer informações, apoiar o Check-In, dar assistência no Lounge, recolher carrinhos de bagagem, efetuar a condução de passageiros, realizar cargas e descargas de bagagens, e ter outras funções importantes para garantir o bem-estar de quem passa pelo Aeroporto”, refere em comunicado a Multitempo, organizadora do open day.

As inscrições podem ser feitas até 13 de janeiro aqui.

Madeira acolhe startups internacionais

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O Madeira Startup Retreat é um programa de aceleração internacional desenvolvido pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal, em parceria com a NOVA SBE. Em fevereiro de 2019, a Madeira receberá novamente 10 startups que atuam na área do turismo e lazer.

De 1 a 30 de novembro, foram registadas 53 inscrições de startups, de 19 países, como Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da Améria e Índia. Para esta segunda edição o júri selecionou 10 startups: Boost-inn (Portugal), CycliGO! (Lituânia), Eightydays.me (EUA), Envirate (Finlândia), Flyright (EUA), Instaviagem (Brasil), Pablow Inc (EUA), placeme.pl (Polónia), Portugal Farm Experiences (Portugal), e Yoospot (UK). Como suplentes, os jurados nomearam BookBySlot (Índia), eccocar (Espanha), OptiShower (Portugal), Totte (Espanha), e Venture with Impact (EUA).

De forma a impulsionar a aceleração das startups participantes, o programa foi desenhado para 8 semanas. Ao longo da agenda, os participantes poderão contar com 8 workshops e palestras, um sprint e um demo-day. Bernardo Véstia (eDreams ODIGEO), Gil Belford (Fever & Lisboa Secreta), Pedro Monteiro de Barros (Codacy), Rui Gouveia (comOn) e Stephan Morais (Indico Capital Partners) fazem parte dos mais de 15 mentores convidados pela NOVA SBE.

Ao longo do programa, cuja língua oficial será o inglês, serão abordados temas como o diagnóstico de estratégia e negócio, proposta de valor, desenvolvimento de negócio e marca, plano financeiro, entre outros. O palco do evento será no Colégio dos Jesuítas, localizado no coração do Funchal.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo

“a sustentabilidade do turismo depende, em muito, da reinvenção sistemática das experiências nos destinos e melhoria dos sistemas de suporte. Para que isso possa acontecer é fundamental manter a aposta no apoio à inovação do turismo. É neste sentido que o Turismo de Portugal apoia o Madeira Startup Retreat, um programa internacional que alia um ecossistema turístico maduro às novas tecnologias e permite às startups selecionadas viverem na Madeira uma experiência única num laboratório vivo. São iniciativas como esta que posicionam Portugal, cada vez mais, como uma referência mundial na inovação associada à atividade turística”.

Um dos objetivos do programa é que os participantes aproveitem ainda estas semanas para explorar a ilha e usufruir de momentos lúdicos e de lazer. Para uma melhor adaptação à ilha, em janeiro serão ainda convocados 5 local hosts madeirenses que irão acompanhar a atividade laboral das startups, fazendo diariamente a ligação entre a equipa e a cultura regional.

Assinado acordo para construção do aeroporto do Montijo

A ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram, esta quarta-feira, um acordo para a construção do novo aeroporto do Montijo e para o reforço da capacidade do atual aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O acordo foi assinado na base aérea da Força Aérea do Montijo, devendo a obra do aeroporto do Montijo ficar concluída em 2022, num investimento de 1747 milhões de euros.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, saudou a assinatura do acordo depois de “décadas de adiamento e de debate infrutífero”, caracterizando-o como “talvez o primeiro projeto a dar corpo a uma cidade de Lisboa em duas margens”.

Já o presidente executivo da ANA, Thierry Ligonnière considerou que este passo irá permitir “maior conforto para os passageiros e para as companhias aéreas”.

“Quando levamos inovação ao interior estamos a gerar emprego” – Alexandre Fonseca

“Quando levamos investimento e inovação até ao território do interior estamos a gerar emprego, estamos a dinamizar a economia local, estamos com isso a combater, também, a desertificação, que muitas vezes versa por esses territórios, única e exclusivamente porque, quando não há emprego, é aí que as pessoas procuram migrar para os grandes centros urbanos.” As palavras são de Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, figura de destaque da 11.ª edição da PME Magazine e que estará presente na apresentação da revista, no próximo dia 23, às 18h00, no Lispolis.

“Se levamos inovação e investimento ajudamos a fixar as populações, com a fixação das populações surge o comércio, surgem as pequenas e médias empresas e a partir daí desenvolve-se um ecossistema económico que irá levar ao crescimento das economias locais e com elas da economia nacional”, defende.

A edição de janeiro será uma edição especial e sairá em banca com o semanário Expresso, já no próximo dia 19 de janeiro.

Saiba mais sobre a apresentação da PME Magazine aqui.

 

Veja aqui o vídeo de apresentação do evento:

Açaí Natura reforça rede de franchising em Portugal

A marca Açaí Natura encontra-se presente no nosso país com lojas próprias e com lojas em regime de franchising, já podendo ser encontrada em Lisboa (no Atrium Saldanha), em Oeiras (no Oeiras Parque), no Porto (no Parque Nascente) e no Algarve (no Aqua Portimão), preparando-se ainda para, nas próximas semanas, abrir as suas lojas nos aeroportos de Lisboa e de Faro.

O açaí é um fruto de origem brasileira que, como resultado do seu sabor ímpar e dos seus benefícios únicos, se tornou um dos alimentos mais desejados em todo o mundo e que, agora, se encontra a crescer em Portugal.

Para Geraldo Lunes, representante da marca,

“o mercado português tem uma importância estratégica para nós, pela recetividade que tem aos produtos brasileiros e, em especial, ao açaí, que apresenta benefícios únicos para o corpo e para a saúde, ao mesmo tempo que o seu sabor se assemelha a um verdadeiro e saboroso doce. Neste momento, temos quatro lojas abertas mas, até ao final de 2019, prevemos abrir mais 16 espaços”.

No Açaí Natura, é possível encontrar quatro tamanhos de copos – com preços que vão dos 3,50 € aos 6,90 € – onde se pode combinar o açaí com amendoim, flocos de arroz, flocos de milho, vários tipos de granolas, cereais doces e até chocolates. A finalizar esta combinação, pode ainda dar-se um  toque fresco com banana, morango ou kiwi.

O açaí é um pequeno fruto de cor violeta que origina do açaizeiro, uma palmeira que se encontra na floresta amazónica. Este fruto, que começou por ser consumido apenas nesta região, como acompanhamento de refeições principais, depressa se tornou um sucesso em todo o Brasil, onde passou a ser também consumido como lanche em ‘tigelas’ com fruta e em ‘smoothies’, tendo-se rapidamente importado este conceito para todo o mundo.

Jerónimo Martins é das empresas mais sustentáveis da Europa

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O Grupo Jerónimo Martins acaba de ser integrado no Euronext Vigeo-Eiris Europe 120, uma restrita lista das 120 empresas mais avançadas da Europa a nível de práticas de sustentabilidade, sendo o único retalhista português a figurar neste índice.

Esta distinção, baseada na análise do desempenho do Grupo em 2017, abrange mais de 300 indicadores em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, Corporate Governance, Ambiente e Conduta Empresarial (Business Behaviour).

Foram valorizados vários compromissos assumidos pelo Grupo Jerónimo Martins, de que se destacam:  a redução da pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020; a redução do desperdício alimentar do Grupo em 10% no mesmo período, face a 2016, e a determinação em reduzir para metade até 2025 – sendo Jerónimo Martins o primeiro retalhista em Portugal a divulgar a sua pegada de desperdício alimentar*; e a compra de pelo menos 80% de produtos alimentares a fornecedores locais – a média global do Grupo em 2017 era de 89%.

As boas práticas do Grupo na relação entre prosperidade económica, desenvolvimento social e preservação ambiental têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em diversos índices, como o Eurozone 120, também da Euronext Vigeo-Eiris, ou os FTSE4Good Global e Europe Indexes.

No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – Eurozone 120 e Europe 120 – o Grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de Advanced, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento de 20 p.p. face a 2016.