Quarta-feira, Maio 7, 2025
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“Quando levamos inovação ao interior estamos a gerar emprego” – Alexandre Fonseca

“Quando levamos investimento e inovação até ao território do interior estamos a gerar emprego, estamos a dinamizar a economia local, estamos com isso a combater, também, a desertificação, que muitas vezes versa por esses territórios, única e exclusivamente porque, quando não há emprego, é aí que as pessoas procuram migrar para os grandes centros urbanos.” As palavras são de Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, figura de destaque da 11.ª edição da PME Magazine e que estará presente na apresentação da revista, no próximo dia 23, às 18h00, no Lispolis.

“Se levamos inovação e investimento ajudamos a fixar as populações, com a fixação das populações surge o comércio, surgem as pequenas e médias empresas e a partir daí desenvolve-se um ecossistema económico que irá levar ao crescimento das economias locais e com elas da economia nacional”, defende.

A edição de janeiro será uma edição especial e sairá em banca com o semanário Expresso, já no próximo dia 19 de janeiro.

Saiba mais sobre a apresentação da PME Magazine aqui.

 

Veja aqui o vídeo de apresentação do evento:

Açaí Natura reforça rede de franchising em Portugal

A marca Açaí Natura encontra-se presente no nosso país com lojas próprias e com lojas em regime de franchising, já podendo ser encontrada em Lisboa (no Atrium Saldanha), em Oeiras (no Oeiras Parque), no Porto (no Parque Nascente) e no Algarve (no Aqua Portimão), preparando-se ainda para, nas próximas semanas, abrir as suas lojas nos aeroportos de Lisboa e de Faro.

O açaí é um fruto de origem brasileira que, como resultado do seu sabor ímpar e dos seus benefícios únicos, se tornou um dos alimentos mais desejados em todo o mundo e que, agora, se encontra a crescer em Portugal.

Para Geraldo Lunes, representante da marca,

“o mercado português tem uma importância estratégica para nós, pela recetividade que tem aos produtos brasileiros e, em especial, ao açaí, que apresenta benefícios únicos para o corpo e para a saúde, ao mesmo tempo que o seu sabor se assemelha a um verdadeiro e saboroso doce. Neste momento, temos quatro lojas abertas mas, até ao final de 2019, prevemos abrir mais 16 espaços”.

No Açaí Natura, é possível encontrar quatro tamanhos de copos – com preços que vão dos 3,50 € aos 6,90 € – onde se pode combinar o açaí com amendoim, flocos de arroz, flocos de milho, vários tipos de granolas, cereais doces e até chocolates. A finalizar esta combinação, pode ainda dar-se um  toque fresco com banana, morango ou kiwi.

O açaí é um pequeno fruto de cor violeta que origina do açaizeiro, uma palmeira que se encontra na floresta amazónica. Este fruto, que começou por ser consumido apenas nesta região, como acompanhamento de refeições principais, depressa se tornou um sucesso em todo o Brasil, onde passou a ser também consumido como lanche em ‘tigelas’ com fruta e em ‘smoothies’, tendo-se rapidamente importado este conceito para todo o mundo.

Jerónimo Martins é das empresas mais sustentáveis da Europa

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O Grupo Jerónimo Martins acaba de ser integrado no Euronext Vigeo-Eiris Europe 120, uma restrita lista das 120 empresas mais avançadas da Europa a nível de práticas de sustentabilidade, sendo o único retalhista português a figurar neste índice.

Esta distinção, baseada na análise do desempenho do Grupo em 2017, abrange mais de 300 indicadores em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, Corporate Governance, Ambiente e Conduta Empresarial (Business Behaviour).

Foram valorizados vários compromissos assumidos pelo Grupo Jerónimo Martins, de que se destacam:  a redução da pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020; a redução do desperdício alimentar do Grupo em 10% no mesmo período, face a 2016, e a determinação em reduzir para metade até 2025 – sendo Jerónimo Martins o primeiro retalhista em Portugal a divulgar a sua pegada de desperdício alimentar*; e a compra de pelo menos 80% de produtos alimentares a fornecedores locais – a média global do Grupo em 2017 era de 89%.

As boas práticas do Grupo na relação entre prosperidade económica, desenvolvimento social e preservação ambiental têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em diversos índices, como o Eurozone 120, também da Euronext Vigeo-Eiris, ou os FTSE4Good Global e Europe Indexes.

No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – Eurozone 120 e Europe 120 – o Grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de Advanced, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento de 20 p.p. face a 2016.

Create IT abre centro de investigação em Évora

A empresa portuguesa Create IT anunciou a abertura, ainda este mês, de um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Évora destinado às áreas de machine learning, gamification e analytics para aplicação em soluções cloud.

Em comunicado, a empresa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma de negócio refere que as novas soluções desenvolvidas no centro destinam-se a “revendedores e distribuidores cloud”.

“Atualmente, e para este mercado, apenas existem players generalistas com ofertas transversais, e não soluções com capacidades de avaliação e predição. É essa a vantagem-competitiva e a grande aposta do novo Centro de I&D da Create IT”, acrescenta o comunicado.

“As áreas de Machine Learning, Gamification e Analytics são hoje críticas para quem quer ser competitivo, e são essas mesmo as apostas do nosso novo centro de I&D: aproveitar o enorme potencial do capital humano existente no nosso país para criar produtos inovadores que permitam democratizar o acesso a tecnologias de ponta, focadas em dar o ‘extra-mile’ que as empresas precisam para ser mais eficientes e tomar melhores decisões”, refere Nuno Guerra, CEO da Create IT, citado em comunicado.

As competências previstas para o centro serão efetuadas em parceria com a Universidade de Évora, sendo as instalações na EvoraTech, com possibilidade de realização de estágios e projetos de fim de curso com alunos daquela universidade e, ainda, a possibilidade de “desenvolver polos de nearshore em Évora para clientes internacionais, para os quais a Universidade de Évora pode assegurar a formação e uma base de recrutamento de mão-de-obra qualificada”.

Eugénio Ribeiro lidera Madzuli Agency em Portugal

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A Madzuli Agency, a agência internacional especializada em marketing digital afirma a expansão do Grupo no mercado europeu com a abertura oficial de mais um escritório, desta vez na capital lisboeta.

A agência de marketing digital nomeia Eugénio Ribeiro para Country Manager, para levar a cabo toda a estratégia de crescimento e desenvolvimento do negócio em Portugal.

Eugénio Ribeiro, agora responsável por promover e reforçar a importância do marketing digital no tecido empresarial português, passou por grandes empresas nacionais e internacionais nas áreas do retalho especializado – como a Sonae e a Fnac – tecnologias da informação – com a sua passagem pela Microsoft e pela NOS, onde desempenhou funções de gestão de carteiras de clientes e gestão de equipas de vendas.

Sysmatch participa na Cybertech Tel Aviv

Sysmatch, empresa sediada em Aveiro e também com escritórios em Lisboa, marcará presença na próxima edição do evento Cybertech Tel Aviv, em Israel.

Desde 2014 que esta Conferência Internacional serve as principais redes tecnológicas e indústria global, tendo já percorrido pontos como Singapura, Tóquio, Roma, Panamá, Los Angeles, Washington, Toronto, entre outros.

O objetivo principal desta Conferência será reunir os maiores líderes da indústria cibernética, tomadores de decisão, especialistas em tecnologia, bem como os entusiastas da temática para o diálogo sobre novas formas de resolução de problemas para os mais diversos e atuais desafios dos ciberespaços.

Os temas em destaque na Cybertech Tel Aviv são os seguintes: Inteligência Artificial, IOT, Blockchain, Big Data, Fintech, Cloud, Privacidade, DevOps, Privacidade, RGPD e Dispositivos Móveis.

A Cybertech Tel Aviv tem como foco a construção de novas alianças, fortalecer as já existentes, conferindo desta forma, uma ampla oportunidade para sinergias e soluções globais.

Para esta Conferência, a Sysmatch, com origem totalmente portuguesa, apresentará no Tel Aviv Convention Center quatro das suas soluções tecnológicas: o Syndicater Facilities and Loans, PARC – Automatic Risk Evaluation Platform, PCPAC e DORA (as primeiras integradas no setor da Banca e de FinTech e as duas seguintes no da Inovação).

Médis lança primeira clínica dentária própria

O setor da medicina dentária é a mais recente aposta da Médis para continuar a responder às necessidades de saúde dos portugueses. Depois de ter lançado o seguro Médis Dental, o primeiro seguro de saúde do mercado com uma cobertura exclusiva de medicina dentária, a seguradora lança agora uma rede de clínicas dentárias própria com a marca Clínica Médis.

A Clínica Médis pretende proporcionar o acesso a cuidados de saúde oral a todos os portugueses, mesmo quem não tenha um seguro Médis. O plano de expansão contempla a abertura de cerca de 30 clínicas nos próximos 4 anos nas principais áreas urbanas.

“A criação desta rede própria de clínicas dentárias surge na sequência do reposicionamento da marca Médis como um Serviço Pessoal de Saúde e constitui mais um importante passo na estratégia de democratização de serviços de qualidade a todos os portugueses, com a chancela Médis. Queremos tornar os cuidados de saúde oral acessíveis, oferecendo uma experiência disruptiva e centrada nas reais necessidades do cliente”, afirma o CEO da Médis, Eduardo Consiglieri Pedroso.

A Clínica Médis apresenta uma proposta de valor inovadora assente numa experiência de cliente diferenciadora e em cuidados de saúde de elevada qualidade. Para além da aposta na vertente digital com a possibilidade de pré-marcação de consultas online e disponibilização de check-in e check-out automático, a Clínica Médis traz um conceito de loja disruptivo, com horários alargados, e uma equipa médica experiente e de confiança suportados em equipamentos e tecnologia inovadora para proporcionar um serviço de excelência a cada paciente.

Com o lançamento de uma rede de clínicas dentária própria, mais do que um seguro de saúde, a Médis pretende criar um verdadeiro Serviço Pessoal de Saúde, adaptado às necessidades de cada pessoa e ser o parceiro de saúde dos seus Clientes, com novas soluções e serviços assentes em parcerias fortes, consolidando o compromisso não só para com os clientes, mas também com todos os portugueses.

70% das reclamações no Portal da Queixa receberam resposta

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A confiança e a reputação passaram a ser os elementos influenciadores de decisão na compra e as marcas procuram, cada vez mais, as plataformas digitais para responder às insatisfações dos consumidores.  70% das reclamações recebidas no Portal da Queixa, em 2018, receberam resposta.

As entidades que menos respondem são a Segurança Social, seguida da TAP e da CP. No entanto, marcas mais reclamadas como a MEO e CTT dão resposta a todas as reclamações apresentadas pelos seus clientes no Portal da Queixa.

Hoje, a maior rede social de consumidores em Portugal, tem mais de 300 mil utilizadores registados, e conta com uma média de 9 mil novos registos a cada mês. Com 1 milhão de visitantes únicos por mês que geram 3 milhões de pageviews/mês, o Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e dezembro de 2018, em média 250 reclamações por dia (perto de 90 mil ao ano). Contudo, destaca-se o facto de que 98% dos visitantes não efetua uma queixa, apenas visualiza as reclamações dos apenas 2% dos visitantes que regista reclamações.

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, avalia estes resultados:

“Enquanto que, há alguns anos, a relação entre marca e consumidor era na sua maioria privada, hoje, as marcas são postas à prova publicamente e avaliadas na forma como resolvem os problemas com os seus clientes. Assim, o consumidor atual – cada vez mais online – procura obter a garantia de confiança na marca, através da opinião dos outros consumidores em plataformas como o Portal da Queixa, e isso tem um impacto muito grande na perceção real com que este fica das marcas no mercado.”

A confiança e a reputação passaram, assim, a ser os elementos influenciadores de decisão na compra, o que faz com que haja uma crescente preocupação por parte das marcas em responder e resolver as insatisfações dos seus clientes.

Aproximadamente 70% das reclamações recebidas e aprovadas no Portal da Queixa em 2018 receberam resposta.

A EDP Comercial, apesar de estar presente no topo das mais reclamadas, é a que apresenta uma das melhores taxas de solução (96.6). O Continente e a Worten são também bons exemplos de marcas mais reclamadas por categoria que dão solução aos problemas dos consumidores, com taxas de solução acima dos 70.

A nível de entidades públicas as mais reclamadas são a Segurança Social, Centro Nacional de Pensões e Serviço Nacional de Saúde. Contudo, existem igualmente organismos públicos preocupados em dar resposta aos cidadãos e resolver, exemplo disso são o IMT e a Câmara Municipal de Lisboa, com índices de satisfação acima dos 80.

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, é a entidade que mais se destaca com uma taxa de solução de 98 em 100.

 

Chauffeur Privé é o primeiro operador com licença TVDE

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Dos quatro operadores de plataformas eletrónicas em Portugal – Uber, Chauffeur Privé, Taxify e Cabify – que fizeram o pedido de licenciamento ao IMT, cujo prazo terminava em 01 de janeiro, a Chauffeur Privé foi a primeira plataforma a obter o licenciamento à atividade de TVDE.

A Chauffeur Privé é a primeira plataforma digital de transporte individual de passageiros a obter o licenciamento à atividade de TVDE, atribuída pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Após entrar em vigor, no dia 1 de novembro, a lei que estabelece um regime jurídico aplicável à atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica, a Chauffeur Privé, que entrou no mercado português em setembro de 2018, avançou com o pedido à entidade responsável, que já entregou a sua aprovação.

Assim, e de acordo com os requisitos para a prática da atividade, esta plataforma que tem celebrado parcerias com escolas de formação certificadas, de forma a reduzir o encargo dos motoristas por via da entrada da nova lei, vê agora concluído o processo de pedido de licenciamento.

Aquela que ficou conhecida como a ‘lei Uber’, estabelecendo um regime jurídico aplicável à atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE), começou a vigorar em 01 de novembro.

A lei 45/2018 de 10 de agosto permite um período transitório de adaptação aos operadores de quatro meses e deu 120 dias para motoristas e operadores cumprirem as regras.

Segundo dados do IMT que reportam a 02 de janeiro de 2019, o organismo recebeu 1.162 pedidos para licenciamento de operador de TVDE (empresas que trabalham para as plataformas), dos quais 951 já foram deferidos.

Os restantes encontram-se em análise.

A nova lei prevê também que os motoristas (a título individual) necessitem de regular a sua atividade junto do IMT, tendo havido até 02 de janeiro, inclusive, 259 pedidos, dos quais 209 foram aceites, estando os restantes em análise.

De acordo com o IMT, encontram-se legalmente habilitadas para ministrar os cursos de formação TVDE as entidades exploradoras de escolas de condução e outras entidades formadoras já certificadas pelo organismo.

As ações de formação têm de ser comunicadas ao instituto, tendo sido, até 30 de novembro, comunicados 20 cursos/ações de formação rodoviária para posterior emissão de certificados de motorista de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (CMTVDE).

Em Portugal operam atualmente quatro destas plataformas internacionais, que ligam motoristas de veículos descaracterizados e utilizadores, através de uma aplicação ‘online’ descarregada para o telemóvel – as estrangeiras Uber, Cabify, Taxify e Chauffeur Privé.

Makro Portugal lança plataforma de compras online MShop

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A Makro Portugal acaba de lançar o Mshop, apresentando ao mercado B2B a loja online da empresa grossista.

Continuando a apostar em plataformas digitais para chegar aos seus clientes e ao canal HoReCa, a empresa agiliza processos, desta vez com a criação de uma loja digital.

Acessível através do computador, tablet ou smatphone, o MShop encontra-se disponível para todas as regiões onde se localizam as 10 lojas Makro, em Portugal (Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Leiria, Coimbra, Alfragide, Cascais, Palmela, Faro e Albufeira).

Através do MShop, os clientes Makro terão oportunidade de aceder a grande parte das categorias e respetivos produtos existentes nas lojas makro, compor o seu carrinho de compras digital e solicitar o dia de entrega.

De forma rápida e intuitiva, é possível pesquisar todos os produtos e encontrar novidades com soluções completas desde alimentação, bebidas, utensílios, equipamentos e novas tendências. É possível gerir as encomendas através de listas personalizáveis, estando este serviço disponível 24 horas por dia.

O MShop é mais uma ferramenta que a grossista disponibiliza no sentido de facilitar as compras dos seus clientes. Vem juntar-se ao Serviço de entregas e ao Makro Go, que a empresa já disponibilizava e continuará a disponibilizar. Com a crescente aposta no mundo digital, a Makro acompanha a tendência e disponibiliza aos seus clientes um serviço onlineprático, rápido e simples.