Sexta-feira, Maio 9, 2025
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Médis lança primeira clínica dentária própria

O setor da medicina dentária é a mais recente aposta da Médis para continuar a responder às necessidades de saúde dos portugueses. Depois de ter lançado o seguro Médis Dental, o primeiro seguro de saúde do mercado com uma cobertura exclusiva de medicina dentária, a seguradora lança agora uma rede de clínicas dentárias própria com a marca Clínica Médis.

A Clínica Médis pretende proporcionar o acesso a cuidados de saúde oral a todos os portugueses, mesmo quem não tenha um seguro Médis. O plano de expansão contempla a abertura de cerca de 30 clínicas nos próximos 4 anos nas principais áreas urbanas.

“A criação desta rede própria de clínicas dentárias surge na sequência do reposicionamento da marca Médis como um Serviço Pessoal de Saúde e constitui mais um importante passo na estratégia de democratização de serviços de qualidade a todos os portugueses, com a chancela Médis. Queremos tornar os cuidados de saúde oral acessíveis, oferecendo uma experiência disruptiva e centrada nas reais necessidades do cliente”, afirma o CEO da Médis, Eduardo Consiglieri Pedroso.

A Clínica Médis apresenta uma proposta de valor inovadora assente numa experiência de cliente diferenciadora e em cuidados de saúde de elevada qualidade. Para além da aposta na vertente digital com a possibilidade de pré-marcação de consultas online e disponibilização de check-in e check-out automático, a Clínica Médis traz um conceito de loja disruptivo, com horários alargados, e uma equipa médica experiente e de confiança suportados em equipamentos e tecnologia inovadora para proporcionar um serviço de excelência a cada paciente.

Com o lançamento de uma rede de clínicas dentária própria, mais do que um seguro de saúde, a Médis pretende criar um verdadeiro Serviço Pessoal de Saúde, adaptado às necessidades de cada pessoa e ser o parceiro de saúde dos seus Clientes, com novas soluções e serviços assentes em parcerias fortes, consolidando o compromisso não só para com os clientes, mas também com todos os portugueses.

70% das reclamações no Portal da Queixa receberam resposta

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A confiança e a reputação passaram a ser os elementos influenciadores de decisão na compra e as marcas procuram, cada vez mais, as plataformas digitais para responder às insatisfações dos consumidores.  70% das reclamações recebidas no Portal da Queixa, em 2018, receberam resposta.

As entidades que menos respondem são a Segurança Social, seguida da TAP e da CP. No entanto, marcas mais reclamadas como a MEO e CTT dão resposta a todas as reclamações apresentadas pelos seus clientes no Portal da Queixa.

Hoje, a maior rede social de consumidores em Portugal, tem mais de 300 mil utilizadores registados, e conta com uma média de 9 mil novos registos a cada mês. Com 1 milhão de visitantes únicos por mês que geram 3 milhões de pageviews/mês, o Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e dezembro de 2018, em média 250 reclamações por dia (perto de 90 mil ao ano). Contudo, destaca-se o facto de que 98% dos visitantes não efetua uma queixa, apenas visualiza as reclamações dos apenas 2% dos visitantes que regista reclamações.

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, avalia estes resultados:

“Enquanto que, há alguns anos, a relação entre marca e consumidor era na sua maioria privada, hoje, as marcas são postas à prova publicamente e avaliadas na forma como resolvem os problemas com os seus clientes. Assim, o consumidor atual – cada vez mais online – procura obter a garantia de confiança na marca, através da opinião dos outros consumidores em plataformas como o Portal da Queixa, e isso tem um impacto muito grande na perceção real com que este fica das marcas no mercado.”

A confiança e a reputação passaram, assim, a ser os elementos influenciadores de decisão na compra, o que faz com que haja uma crescente preocupação por parte das marcas em responder e resolver as insatisfações dos seus clientes.

Aproximadamente 70% das reclamações recebidas e aprovadas no Portal da Queixa em 2018 receberam resposta.

A EDP Comercial, apesar de estar presente no topo das mais reclamadas, é a que apresenta uma das melhores taxas de solução (96.6). O Continente e a Worten são também bons exemplos de marcas mais reclamadas por categoria que dão solução aos problemas dos consumidores, com taxas de solução acima dos 70.

A nível de entidades públicas as mais reclamadas são a Segurança Social, Centro Nacional de Pensões e Serviço Nacional de Saúde. Contudo, existem igualmente organismos públicos preocupados em dar resposta aos cidadãos e resolver, exemplo disso são o IMT e a Câmara Municipal de Lisboa, com índices de satisfação acima dos 80.

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, é a entidade que mais se destaca com uma taxa de solução de 98 em 100.

 

Chauffeur Privé é o primeiro operador com licença TVDE

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Dos quatro operadores de plataformas eletrónicas em Portugal – Uber, Chauffeur Privé, Taxify e Cabify – que fizeram o pedido de licenciamento ao IMT, cujo prazo terminava em 01 de janeiro, a Chauffeur Privé foi a primeira plataforma a obter o licenciamento à atividade de TVDE.

A Chauffeur Privé é a primeira plataforma digital de transporte individual de passageiros a obter o licenciamento à atividade de TVDE, atribuída pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Após entrar em vigor, no dia 1 de novembro, a lei que estabelece um regime jurídico aplicável à atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica, a Chauffeur Privé, que entrou no mercado português em setembro de 2018, avançou com o pedido à entidade responsável, que já entregou a sua aprovação.

Assim, e de acordo com os requisitos para a prática da atividade, esta plataforma que tem celebrado parcerias com escolas de formação certificadas, de forma a reduzir o encargo dos motoristas por via da entrada da nova lei, vê agora concluído o processo de pedido de licenciamento.

Aquela que ficou conhecida como a ‘lei Uber’, estabelecendo um regime jurídico aplicável à atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE), começou a vigorar em 01 de novembro.

A lei 45/2018 de 10 de agosto permite um período transitório de adaptação aos operadores de quatro meses e deu 120 dias para motoristas e operadores cumprirem as regras.

Segundo dados do IMT que reportam a 02 de janeiro de 2019, o organismo recebeu 1.162 pedidos para licenciamento de operador de TVDE (empresas que trabalham para as plataformas), dos quais 951 já foram deferidos.

Os restantes encontram-se em análise.

A nova lei prevê também que os motoristas (a título individual) necessitem de regular a sua atividade junto do IMT, tendo havido até 02 de janeiro, inclusive, 259 pedidos, dos quais 209 foram aceites, estando os restantes em análise.

De acordo com o IMT, encontram-se legalmente habilitadas para ministrar os cursos de formação TVDE as entidades exploradoras de escolas de condução e outras entidades formadoras já certificadas pelo organismo.

As ações de formação têm de ser comunicadas ao instituto, tendo sido, até 30 de novembro, comunicados 20 cursos/ações de formação rodoviária para posterior emissão de certificados de motorista de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (CMTVDE).

Em Portugal operam atualmente quatro destas plataformas internacionais, que ligam motoristas de veículos descaracterizados e utilizadores, através de uma aplicação ‘online’ descarregada para o telemóvel – as estrangeiras Uber, Cabify, Taxify e Chauffeur Privé.

Makro Portugal lança plataforma de compras online MShop

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A Makro Portugal acaba de lançar o Mshop, apresentando ao mercado B2B a loja online da empresa grossista.

Continuando a apostar em plataformas digitais para chegar aos seus clientes e ao canal HoReCa, a empresa agiliza processos, desta vez com a criação de uma loja digital.

Acessível através do computador, tablet ou smatphone, o MShop encontra-se disponível para todas as regiões onde se localizam as 10 lojas Makro, em Portugal (Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Leiria, Coimbra, Alfragide, Cascais, Palmela, Faro e Albufeira).

Através do MShop, os clientes Makro terão oportunidade de aceder a grande parte das categorias e respetivos produtos existentes nas lojas makro, compor o seu carrinho de compras digital e solicitar o dia de entrega.

De forma rápida e intuitiva, é possível pesquisar todos os produtos e encontrar novidades com soluções completas desde alimentação, bebidas, utensílios, equipamentos e novas tendências. É possível gerir as encomendas através de listas personalizáveis, estando este serviço disponível 24 horas por dia.

O MShop é mais uma ferramenta que a grossista disponibiliza no sentido de facilitar as compras dos seus clientes. Vem juntar-se ao Serviço de entregas e ao Makro Go, que a empresa já disponibilizava e continuará a disponibilizar. Com a crescente aposta no mundo digital, a Makro acompanha a tendência e disponibiliza aos seus clientes um serviço onlineprático, rápido e simples.

CitNOW lança website para o mercado português

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A CitNOW – empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologia de vídeo para o setor automóvel – lança, agora, o seu website em português.

Presente em mais de 90 concessionários portugueses, a empresa pretende, assim, responder de uma forma mais eficaz às necessidades dos seus clientes.

Refira-se que a CitNOW tem cerca de 8.000 instalações em concessionários, espalhados por mais de 45 países, e trabalha com mais de 40 fabricantes do setor automóvel. Ainda este ano, a empresa integrou o Top 100 da lista “Tech Track”, do Sunday Times, que avalia vários negócios em rápido crescimento.

Bee Engineering inaugura nova sede

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A Bee Engineering mudou os seus serviços centrais para um novo espaço de 650 m2, localizado em Lisboa.

A transferência capacita a consultora para continuar a inovar no serviço providenciado a clientes, parceiros e colaboradores. As novas instalações permitem acelerar a expansão já em 2019, após um ano no qual a faturação esteve 13% acima do crescimento previsto e o número de colaboradores evoluiu positivamente.

As instalações incluem uma extensa superfície central que dispõe de espaços individuais para as diferentes vertentes da oferta, unidades e departamentos. O novo espaço inclui também salas para áreas específicas (GameLAB e Nearshore); formação; reuniões; entrevistas e um “Fun Center”.

Com a nova sede a Bee Engineering ganha condições para investir com mais robustez no desenvolvimento de consultores juniores, academistas e estagiários tendo um espaço qualificado e reservado para o efeito. Apostar na formação de novos talentos é um dos eixos determinantes para o futuro da consultora, dos seus clientes e parceiros.

Segundo José Leal e Silva, Diretor Executivo da Bee Engineering: “O trabalho e a dedicação de todos os colaboradores da empresa, cada um nas suas funções especificas, permitiu criar as condições ideais para crescermos. A evolução em 2018 foi de tal ordem, que nos obrigou a mudar para um novo espaço central. Perspetiva-se um 2019 de novas metas atingidas, apoiado nos frutos dos bons resultados alcançados em 2018.”

Alain Van Groenendael nomeado chairman e CEO da Arval

 Com 30 anos de experiência internacional, Alain Van Groenendael é o novo Chairman e CEO da Arval, empresa especializada em full service vehicle leasing.

Alain Van Groenendael foi nomeado, no final de 2008, membro do Conselho de Administração e Deputy Chief Executive Officer (Diretor Executivo Adjunto) do BNP Paribas Personal Finance.

Em 2015, foi nomeado Presidente da empresa e integrou os Comités de Gestão dos Serviços Financeiros Internacionais e da Banca de Retalho, no Grupo BNP Paribas. Assumiu um papel de liderança no desenvolvimento internacional do grupo, formando várias parcerias estratégicas na área de serviços financeiros, de veículos e distribuição, tendo incentivado a transformação digital da empresa.

Doutor Finanças distinguida como PME Líder 2018

O Doutor Finanças, empresa de consultoria em finanças pessoais e familiares, foi distinguida como “PME Líder 2018”.

A empresa foi, assim, distinguida pelo IAPMEI pela “qualidade do seu desempenho e perfil de risco”. O Doutor Finanças já se encontra a apoiar os portugueses com as suas finanças desde 2014, tendo ajudado já mais de 20 000 famílias a equilibrar a sua situação económico-financeira.

Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, partilha que:

“Estamos muito orgulhosos por receber esta distinção. É o reconhecimento dos nossos serviços, do nosso trabalho e da mais-valia que a nossa atividade traz para os cidadãos portugueses. Sermos uma ‘PME Líder’ é também uma responsabilidade e um desafio para mantermos o nosso trabalho ao melhor nível e assegurar que continuamos a disponibilizar um serviço sério e diferenciador. Aproveito para deixar uma mensagem de parabéns a todos os nossos colaboradores que trabalham diariamente com dedicação e empenho. Vamos continuar a trabalhar para ajudar os portugueses a gerirem da melhor forma as suas finanças e a poupar”.

O prémio “PME Líder” criado pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal, a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, sinaliza as PME com desempenhos superiores, reconhecendo publicamente o sucesso da estratégia empresarial e a importância do contributo para a economia nacional.

Compras online dos portugueses triplicaram entre 2012 e 2018

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As compras online processadas pela SIBS com cartões emitidos em Portugal quase triplicaram entre novembro de 2012 e 2018. Segundo revelou a SIBS, o aumento foi de 187%.

Já em dezembro, as compras online mais do que duplicaram, aumentando 168% nos últimos seis anos. Segundo a SIBS, as compras online representaram 7,1% das compras dos portugueses.

A Black Friday de 2018, 23 de novembro, foi o dia que registou maior número de compras online. Novembro foi, de resto, o mês com maior número de compras médias diárias online.

A SIBS adianta que, entre 2012 e 2018 houve um aumento de 39% em novembro nos levantamentos e compras dos portugueses, uma subida de 33% em dezembro.

As compras dos portugueses no estrangeiro aumentaram 66% em novembro e 71% em dezembro, entre 2012 e 2018, representando estas 3,1% do total de compras dos portugueses.

Em 2018, a moda passou a ser o setor com maior quota de compra, sendo Espanha o país onde os portugueses realizaram mais transações (22,4%), seguindo-se França (19,3%) e o Reino Unido (8,4%).

Já as compras dos estrangeiros em Portugal representaram 5,8% do total de compras em Portugal em 2018, tendo aumentado 129% em novembro e 118% em dezembro, entre 2012 e 2018.

Por outro lado, os cartões emitidos em França são os que fazem mais transações em Portugal (20,3%), seguindo-se os cartões emitidos no Reino Unido (15,8%) e Espanha (9%).

Claranet uniformiza comunicação

O grupo Claranet, fornecedor de soluções cloud, segurança, workplace e tecnologia em modelo “as a service”que há um ano adquiriu a ITEN Solutions, decidiu passar a usar exclusivamente a marca Claranet na sua comunicação.

Em comunicado, a empresa refere que “abandona assim a utilização da marca ITEN, que era utilizada para identificar uma parte do seu portfolio de serviços e produtos, reforçando o seu papel como um dos maiores prestadores de serviços TI em Portugal”.

Ainda assim, o grupo irá “manter as duas entidades jurídicas – a Claranet Portugal, S.A. e a sua subsidiária, detida a 100%, ITEN Solutions, S.A.”.