Segunda-feira, Maio 5, 2025
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Carglass quer investir cerca de 5 milhões de euros em Portugal este ano

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A Carglass,  empresa, que integra o grupo Belron, está no mercado português há 28 anos. A empresa pioneira neste tipo de serviços e quer chegar ao final do ano com entre 70 a 80 agências por todo o país.

A Carglass Portugal iniciou o seu projeto de expansão a dois anos em 2016, com a abertura de 15 agências (40% do total) que representaram um investimento de cerca de dois milhões de euros, tendo terminado o ano com 50 agências.

Este ano, de forma a conseguir acelerar o processo de novas aberturas num país com muita burocracia,  o plano de expansão prosseguiu logo no segundo dia de 2017 com a aquisição da rede do maior franchisado da principal concorrente, a Express Glasss, conseguindo assim 10 novas localizações e cerca de 30 novos trabalhadores.

Atualmente, a Carglass Portugal integra um total de cerca de 250 trabalhadores. Em 2016, a empresa conseguiu uma faturação na ordem dos 20 milhões de euros, crescendo 15% em volume de vendas, “em linha com o planeado”.

“Este ano contamos garantidamente crescer com dois dígitos”, disse Jorge Cardoso, diretor-geral da Carglass em Portugal, referindo que a empresa continua a identificar mais localizações, em Lisboa e no Porto, mas também no centro do país e outras zonas.

 

Nasceram mais empresas em janeiro

Portugal registou o nascimento de 4.298 empresas em janeiro, mais 2,1% do que no mesmo mês do ano passado. Um dado positivo, tendo em conta que também as extinções de empresas caíram 4,8% para 1.280.

 

Segundo dados do barómetro da Informa D&B, registou-se uma quebra no total de 12 meses de 0,8% na criação de novas empresas, para 37.322, menos do que as 37.611 empresas que nasceram entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016.

Já as insolvências baixaram 16% em termos homólogos, num total de 279 em janeiro, face às 332 insolvências registadas em janeiro do ano passado.

Já em comparação com o mês de dezembro, registou-se um aumento de 46% face às 191 insolvências registadas nesse mês.

As telecomunicações (37,1%) e as atividades imobiliárias (16,2%) foram os setores onde se registaram mais nascimentos.

Lisboa lidera os distritos com mais nascimentos, 149 (mais 12%), bem como com mais encerramentos, 403 (mais 6% face a janeiro de 2016).

A capital também regista o maior número de insolvências, num total de 92, o que equivale a um aumento de 12% face ao período homólogo do ano passado. Já o Porto regista menos 39% de insolvências, num total de oito.

Quer investidores para o seu projeto? O ‘Get in The Ring’ chega a Cascais

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A DNA Cascais traz a Portugal o ‘Get In The Ring’, um evento internacional presente em 100 países, que introduz um conceito inovador de apresentação de ideias onde as empresas se enfrentam num ringue de boxe.

A 27 de março, no Centro de Congressos do Estoril,  as empresas inscritas vão subir ao ringue e apresentar os seus projetos, com a oportunidade de falar informalmente e organizar encontros privados com potenciais investidores.

Procuram-se startups com “alto potencial, um modelo de negócio inovador e escalável, menos de oito anos e fazedores fluentes em inglês. Serão depois várias startups para os duelos; todas terão direito a um treino da apresentação. “O vencedor ganhará um bilhete para a Final Global em Singapura, em maio de 2017”, revela a DNS Cascais em comunicado

Tal como no boxe, é ao som do sino que as mudanças são feitas. O júri tem direito a fazer perguntas sobre os projetos. No final de cada duelo, o vencedor é escolhido através dos votos do público, que usa luzes ou vermelhas, e do júri.

 Até ao final de fevereiro, as startups interessadas devem inscrever-se no site do Get In The Ring Cascais para se habilitarem a seguir o caminho de outros casos de sucesso como a Firelayers, finalista de 2015/2016 que conseguiu ser vendida por quase 52 milhões de euros ou a EyeVerify, vencedora de 2013 que acabou por ser comprada pela Alipay em troca de 94 milhões de euros.  A grande final do Get in The Ring será organizada em maio, em Singapura.

Nestlé Portugal bate recorde do maior número de cafés tirados numa hora

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Os cafés Nestlé entraram para o Guinness World Records TM com o maior número de cafés expressos tirados em apenas uma hora. Uma equipa de 300 colaboradores da Nestlé com 50 máquinas de café expresso tirou 21.000 cafés numa hora, batendo assim o recorde de 12.003 cafés detido por um grupo de baristas do Reino Unido.

O recorde foi batido no dia 17, às 13h, no Centro de Congressos do Tróia Resort, e confirmado por Lena Kulmhan, membro do júri do Guinness World Record TM .

“Estamos muito orgulhosos da nossa equipa da Nestlé Portugal, esta ação de team building mostra o verdadeiro espírito de equipa que se vive dentro da Nestlé e que nos permite superar todos os desafios diários a que nos propomos.” refere Victor Manuel Martins, Business Executive Officer NESCAFÉ EMENA Portugal.

No final do desafio, todo o café extraído para atingir este recorde foi entregue à “Comunidade Vida e Paz” para ser distribuído pelos seus centros de apoio, a mesma quantidade de café utilizado foi doado ao “Banco Alimentar Contra a Fome”, e as borras servirão para adubar os jardins do Tróia Resort.

No desafio participaram todas as marcas de café da Nestlé que estão sob a nova organização NESCAFÉ EMENA Portugal, que congrega as marcas internacionais NESCAFÉ, NESCAFÉ Dolce Gusto, RICORÉ e as marcas nacionais BUONDI, SICAL, TOFA, CHRISTINA, MOKAMBO e TOFINA, e as 50 máquinas de café utilizadas foram gentilmente disponibilizadas pela La Cimbali.

Business Beyond Borders promete pôr as PME em contacto com novos parceiros

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A Comissão Europeia decidiu financiar a nova iniciativa Business Beyond Borders, para dar maior apoio às PME, permitindo aos empresários europeus participar em vários reuniões one-on-one com potenciais parceiros em feiras e certames internacionais, com o objetivo de expandir o seu negócio em mercados estrangeiros.

A estreia  já tem data marcada para 28 de fevereiro, em Madrid, durante a 20ª edição da feira espanhola Genera – um evento internacional de larga escala dedicado aos setores da energia e ambiente, que em 2016 recebeu 9.000 visitantes de 33 países.

Seguem-se no calendário as feiras African Utility Week, na Cidade do Cabo, Texworld, em Paris, Host, em Milão, Trustech, em Cannes, FFI, em Nova Deli, FIDAE, em Santiago do Chile, AMB Iran, em Teerão, CEBIT Australia, em Sidney, Vision Stuttgart, em Estugarda.

Coordenada pela Eurochambers, a Business Beyond Borders promete ajudar os empresários europeus a potenciar as suas capacidades de networking ao organizar uma série de encontros e reuniões business-to-business (B2B) e cluster-to-cluster (C2C).

Um dos objetivos é abrir portas às PME para novos mercados como a Austrália, África do Sul, Índia, Chile, Irão, por exemplo. Espera-se com esta iniciativa que sejam formadas parcerias e fechados novos negócios que permitam às PME sustentarem a sua expansão regional e global e contribuírem para o crescimento económico dentro e fora da Europa.

A inscrição não implica qualquer custo mas requer uma inscrição prévia: apenas as primeiras 200 empresas a inscreverem-se têm direito aos benefícios para as PME que começam antes do evento e continuam durante e até após o mesmo.

Durante as feiras, os participantes terão acesso livre à área de networking e eventos interativos no pavilhão da União Europeia e otimização dos horários das reuniões com parceiros.

Vodafone leva Internet of Things para os Açores e fomenta a criação da “Smart Island”

A Vodafone Portugal iniciou, no último trimestre de 2016, um roadshow pelo País para dar a conhecer o seu vasto portefólio de soluções Internet of Things (IoT) a responsáveis do setor público.

A sessão de ontem aconteceu no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (Nonagon). A escolha da Região Autónoma dos Açores (RAA) reveste-se de particular importância, porque demonstra como as tecnologias de ponta permitem acelerar o desenvolvimento do País a uma só velocidade, reduzindo eventuais efeitos de insularidade e/ou de interioridade, e promover um mercado único local coeso.

Numa altura em que a Internet das Coisas é identificada como a maior e mais disruptiva transformação potenciada pela Internet e um dos pilares da 4ª revolução industrial – a digital – a Vodafone aposta na demonstração de soluções inteligentes nos Açores, criando as condições para a Região se poder transformar numa primeira “Smart Island”.

Nos Açores, a Vodafone apresenta um conjunto alargado de dez soluções IoT: Moocall; Vodafone Smart Buildings; Vodafone Smart Lights; Vodafone Lights On, Lights Off; Vodafone Smart Waste; Vodafone Smart Water; Vodafone Smart Counting; Gestão de Frotas; Vodafone Ready Check Go; e Prodsmart.

Estas soluções permitirão às organizações públicas e privadas açorianas otimizar a gestão de recursos, obter um maior controlo de custos, reduzir consumos, criar práticas empresariais e operacionais mais eficientes e desenvolver novos modelos de negócio que irão redesenhar a cadeia de valor, com claros benefícios para os cidadãos e para o crescimento económico do arquipélago.

A Vodafone está empenhada em participar ativamente na criação de uma ‘Smart Island’, quer através da entrega de soluções IoT, desenhadas e adaptadas à medida das especificidades dos setores público e privado, quer através da disponibilização da sua rede e das plataformas de gestão, desenvolvidas especialmente para a comunicação entre ‘things’ e mundialmente reconhecidas pela indústria ”, afirma João Mendes Dias, responsável pela área empresarial da Vodafone Portugal.

Startups portuguesas brilham na Tech Tour Growth 50

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A Talkdesk, Feedzai e a Uniplaces são as três startups portuguesas nomeadas na n lista Tech Tour Growth 50, a classificação que indica as empresas tecnológicas que mais estão a crescer na Europa.

As três startups portuguesas fazem parte de um grupo onde também se encontram nomes como Soundcloud, WeTransfer, Catawiki e Deliveroo. Segundo a organização, as 50 empresas destacadas este ano fazem parte da nova geração de negócios tecnológicos europeus com maiores níveis de crescimento.

A lista é desenvolvida pela Tech Tour em parceria com o Silverpeak Investment Bank e tem em consideração mais de 275 empresas privadas com avaliações inferiores a mil milhões de dólares (947 milhões de euros).

As empresas que fazem parte da lista já criaram mais de nove mil postos de trabalho, angariaram mais de 3,5 mil milhões de euros e estão avaliadas, conjuntamente, em cerca de 320 milhões de euros.

Os CEOs das empresas seleccionadas deverão reunir-se, nos dias 30 e 31 de Março, em Genebra para o Tech Tour Growth Forum. Neste evento, serão anunciados os vencedores dos prémios Tech Tour Growth Award e Tech Tour Innovation Award.

Facebook quer ser o novo LinkedIn

A rede social fundada e gerida pelo milionário Mark Zuckerberg pretende agora ser concorrente do LinkedIn, a plataforma online ligada aos negócios.

A partir de agora, as empresas podem publicar no Facebook os anúncios das vagas de emprego que têm disponíveis. As novas funcionalidades da rede social estão disponíveis nos países no Canadá e na América do Norte.

Quem procura emprego pode, então, utilizar a plataforma para pesquisar as oportunidades que existem no mercado e até concorrer ser encontrar aquilo que pretender.

“Estamos a tentar facilitar o processo de contratação, permitindo que existam candidaturas de de emprego diretamente no Facebook”, esclareceu Andrew Bosworth, vice-presidente de negócios e plataforma do Facebook, em comunicado. “Estamos nos primeiros dias, mas estamos entusiasmados para ver como as pessoas vão usar esta ferramenta simples para conseguir o emprego que desejam e para as empresas obterem a ajuda de que precisam”, acrescentou o responsável do Facebook.

Maioria das empresas portuguesas desconhece diretiva europeia para combater atrasos de pagamento

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A maioria (56%) das empresas portuguesas reconhece ainda não estar familiarizada com a Diretiva Europeia dos Atrasos de Pagamento, iniciativa da Comissão Europeia destinada a resolver, ou pelo menos reduzir, os problemas causados pelos atrasos de pagamento.

De acordo com o ‘European Payment Report 2016’, estudo realizado pela Intrum Justitia e que reúne dados de milhares de empresas na Europa, entre as empresas portuguesas que afirmam ter conhecimento daquela diretiva europeia, 42% confirmam nunca a terem aplicado, optando assim por não exercer o direito de cobrarem, no mínimo, 40 Euros por factura mais juros em caso de atraso de pagamento em transações entre empresas (B2B) e setor público.

“Esta diretiva europeia foi transposta para a legislação nacional em 2013 [DL 62/2013], mas é ainda muito reduzido – apenas 5% -, o número de empresas que, tendo conhecimento dos direitos que a mesma confere, indicam que a aplicam sempre. Acreditamos que uma das razões que explica este fenómeno pode ser o receio das empresas em ferir relações comerciais ao exercerem os seus direitos”, refere Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Justitia.

O mesmo estudo refere ainda que 75% das empresas portuguesas não notou qualquer impacto resultante da implementação da Diretiva Europeia dos Atrasos de Pagamento, enquanto que apenas 7% reconhece que a medida contribuiu ativamente para uma redução dos atrasos.

Instadas a pronunciarem-se sobre se seria benéfico para os seus negócios que a regulação da União Europeia contra os atrasos de pagamento se aplicasse também aos consumidores finais, apenas 11% das empresas nacionais respondeu afirmativamente, ao passo que 42% indicou não vislumbrar vantagens na implementação de tal medida.

 

Mind Source distinguida com Prémio “Inovação 2016” pelo SAS Portugal

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A Mind Source – especializada em consultoria de projetos de base tecnológica e considerada uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal de acordo com o Great Place to Work Institute® – acaba de receber, no último encontro de Parceiros SAS – Partilha e Reconhecimento realizado pelo SAS Portugal, o prémio Inovação 2016.

Com o objetivo de premiar vários parceiros, a líder em software analítico e serviços de consultoria SAS promoveu uma manhã dedicada a sucessos e reconhecimentos, destacando a Mind Source pelo seu trabalho, esforço e dedicação na área de Projetos de Consultoria e Outsourcing.

A atribuição do Prémio Inovação 2016 à Mind Source deveu-se ao desenvolvimento do serviço inovador de relatórios legais, “Legal Reports on demand”, desenhado para instituições bancárias e creditícias e que advém da diretiva CRC 5G do Banco de Portugal, uma diretiva que sucede o AnaCredit do Banco Central Europeu. Este serviço realizado durante o ano passado pela consultora conquistou a atenção do SAS que tem reconhecido o trabalho dos seus parceiros como parte substancial do sucesso da própria empresa.

Para Rui Reis, Diretor Executivo da Mind Source, esta distinção “é o resultado do trabalho que tem sido realizado por toda a equipa na procura de soluções diferenciadoras. Estamos orgulhosos e com motivação acrescida para encarar os novos desafios que se aproximam. O prémio é de toda a equipa Mind Source.”