Terça-feira, Abril 29, 2025
Início Site Página 705

Encomendas à indústria alemã sobem 5% em outubro

0

As encomendas à indústria alemã subiram 4,9% em outubro face ao mês anterior, tratando-se do aumento mais elevado desde julho de 2014.

 

Segundo os dados revelados pelo ministério alemão da Economia, o valor ultrapassa em larga medida as previsões dos analistas, que apontavam uma subida de apenas 0,6%, depois dos 0,3% registados em setembro.

Em comparação com outubro do ano anterior, as encomendas subiram 6,3%.

Os dados sugerem uma melhoria no crescimento da economia da Alemanha no último trimestre do ano. O banco central alemão (Bundesbank) já havia previsto uma aceleração considerável do crescimento económico do país no final deste ano.

Amazon Go, a loja onde não há caixas nem filas (com vídeo)

A Amazon, gigante do comércio online, revelou hoje detalhes sobre a nova loja física, com o nome Amazon Go. Esta nova loja promete revolucionar o conceito de compras sem ter as normais caixas de pagamento ou filas e permitindo aos clientes pagar qualquer item que comprem na loja através da app no smartphone.

A Amazon Go vai incluir comidas prepadas na hora como pão, almoço, jantar e snacks, para além de produtos de mercearia e charcutaria.

A Go apenas requer que o cliente abra a app da loja e passe o seu smartphone ao entrar na loja, depois com a tecnologia “just walk out”, irá detetar quando e quantos produtos são tirados da prateleira, ou devolvidos, e irá colocar tudo num carrinho virtual disponivel no smartphone. Quando o cliente acaba de fazer as compras, só tem que sair da loja e o total da compra será direcionada para a conta na Amazon.com

 

Em relação a tecnologia “just walk out” pouco ou nada a Amazon avançou, mas afirma ser uma mistura de visualização virtual, inteligencial artificial e outras tecnologias que podem ser encontradas em carros que andam sozinhos.

Atualmente, apenas a Amazon Go apenas está disponível em Seattle, nos Estados Unidos e só está aberta aos funcionários da Amazon.

NewsMuseum, Museu do Dinheiro e Museu de Leiria nomeados para prémio europeu

0

NewsMuseum, Museu do Dinheiro e Museu de Leiria integram a lista de 46 espaços museológicos candidatos ao prémio do concurso Museu Europeu do Ano 2017.

Entre os três portugueses, o Museu do Dinheiro (Lisboa) e o NewsMuseum (Sintra) são os mais recentes, tendo sido ambos inaugurados em abril.

Situado na baixa pombalina, o Museu do Dinheiro é tutelado pelo Banco de Portugal, com 1.200 objetos e experiências interativas que conta a história do dinheiro.

O NewsMuseum abriu a 25 de abril no centro histórico de Sintra, nas instalações do antigo Museu do Brinquedo, e apresenta vários conteúdos interativos e equipamentos que contam a história recente dos media portugueses, os seus protagonistas e a cobertura noticiosa do país.

O Museu Municipal de Leiria – cuja origem remonta a 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria – foi inaugurado em 2015, com um conteúdo que enquadra o acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica.

Entre os 46 museus europeus nomeados estão, por exemplo, o Ragnarock, dedicado à cultura pop-rock, em Roskilde (Dinamarca), o Museu do Futebol da Alemanha, em Dortmund, o Museu da Emigração, em Gdynia (Polónia), e o Museu do Primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin, em Yekaterinburg (Rússia). O vencedor será anunciado em maio em Zagreb, na Croácia.

Portugal recebe quatro óscares do Turismo

0

O World Travel Awards, mais popularmente conhecidos como Óscares do Turismo, que decorreu em Siyam Iru Fushi nas Maldivas e Portugal recebeu quatro dos tão ambicionados troféus.

A Parques de Sintra, Monte da Lua, foi considerada a Melhor Empresa do Mundo em Conservação pela quarta vez consecutiva. A Ilha da Madeira venceu como o melhor destino Insular do Mundo pelo segundo ano consecutivo.

Pelo segundo ano, o resort Vila Vita Parc no Algarve, conquistou o troféu na categoria de Melhor Resort de Luxo com Respeito Ambiental do Mundo e  o Conrad Algarve, conquistou o galardão de Melhor Resort de Lazer Luxuoso do Mundo, um título que vence desde 2012.

Já os prémios que são destinados a cada região específica foram também distribuídos 23 a Portugal, entre empresas, destinos e hotéis.

Os grandes vencedores da noite foram o Dubai, o melhor destino do ano, feito conseguido pela sexta vez. Uma distinção que acumula com o melhor destino para festivais e eventos. As Maldivas, no Oceano Índico, são o melhor destino para mergulho e têm o melhor resort romântico, o Baros Maldives.

A Jamaica é o melhor destino para casamentos, embora seja na Tailândia que se encontra o melhor resort para quem dá o nó, o InterContinental Samui Baan Taling Ngam Resort. O italiano Forte Village Resort é um ‘case’, com cinco distinções. Não só é o melhor resort, como o n.º 1 nos resort de luxo para famílias, resort de entretenimento, academia de desportos e revista in house.

Nova Iorque é o melhor destino de negócios, o Peru o expoente máximo dos gastronómicos, o Chile o melhor destino de aventura e o Quénia o melhor país para safaris.

 

 

Itália: Matteo Renzi demite-se após derrota em referendo

0

Matteo Renzi anunciou, este domingo, a demissão do cargo de primeiro-ministro de Itália depois da vitória do “não” no referendo às reformas constitucionais que propunha.

 

Falando a partir do Palácio Chigi, em Roma, Renzi assumiu que o “não” venceu de forma “totalmente clara” e admitiu “total responsabilidade pela derrota”.

Segundo os últimos dados, o “não” terá agrupado 59,1% dos votos, enquanto 40,9% terá votado favoravelmente.

Entre as reformas, o governo propunha o sistema legislativo de duas câmaras e a redução do número de senadores de 315 para 100.

Entretanto, Beppe Grillo, líder do Movimento de Cinco Estrelas, já veio exigir a antecipação das eleições. O mesmo pedido foi feito por Matteo Salvini, líder da Liga Norte, e por Renato Brunetta, deputado da Forza Italia.

“Revolta das Embalagens” já reutilizou 6 800 embalagens de cartão para bebidas (com vídeo)

0

A “Revolta das Embalagens by TOUCH”, um projeto de economia social levado a cabo pela Fundação AFID Diferença em parceria com a Tetra Pak e a empresa social Blindesign (antiga Touch), registou um balanço positivo do seu primeiro ano, com a produção de cerca de 400 alcofas – cestos de compras – e a reutilização de cerca de 7 mil embalagens de cartão da Tetra Pak. O projeto está a aumentar a sua notoriedade, estando de momento a trabalhar numa encomenda de 200 alcofas com destino ao mercado italiano.

O projeto “Revolta das Embalagens by TOUCH” tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos de design eco-social através da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak, pelas mãos dos utentes e técnicos da Fundação AFID Diferença. As embalagens utilizadas são resultado de campanhas de recolha de embalagens junto da comunidade (clientes, familiares e colaboradores) dinamizadas pelos três parceiros envolvidos.

“Não há palavras que descrevam o nosso orgulho com este projeto. Ao fim deste primeiro ano, temos uma equipa de jovens utentes e técnicos extremamente comprometidos com a iniciativa. Não só estamos a trabalhar na inclusão de pessoas com deficiência na vida ativa, como também estamos a promover uma maior sustentabilidade ambiental. Apostamos na inovação e marcamos a diferença com este projeto e os resultados estão à vista”, afirma o Presidente da Fundação AFID, Dr. Domingos Rosa.

Através da produção e comercialização destes produtos, a Fundação tem vindo a desenvolver um modelo de negócio social sustentável. Simultaneamente, esta iniciativa tem procurado a inclusão de pessoas com deficiência na vida ativa, bem como da sustentabilidade ambiental, uma vez que tem vindo a promover a reutilização de embalagens de cartão para bebidas – para a produção de uma alcofa são necessárias 17 embalagens de 1 litro.

“A Revolta das Embalagens posiciona-se como um projeto de caráter social e ambiental, que promove a reutilização de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e auto-sustentável. A Tetra Pak orgulha-se do sucesso desta iniciativa e certamente irá trabalhar para dar continuidade e expandir o projeto”, refere Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

“Estamos muito satisfeitos com a aceitação que a iniciativa tem tido pelo público em geral. É reconhecida como uma ideia inovadora e que as pessoas louvam, enfatizando o facto de aliar a capacitação e a ocupação das pessoas com deficiência”, afirma Rita Melo, da Blindesign. “Acreditamos que este projeto tem todas as condições para continuar a crescer e estamos a trabalhar em novas ações”, completa Nuno Mesquita, da Blindesing.

A Oficina da Revolta das Embalagens by TOUCH situa-se em Alfragide, na Amadora, onde um técnico e cerca de 12 jovens se dedicam à confeção das alcofas, que podem ser adquiridas junto da Fundação AFID Diferença, em feiras e através do site do projeto: www.revolta-das-embalagens.com

Porto i/o lança o primeiro evento Nacional de Cowork

O Cowork Buzz , evento criado pelo Porto i/o espaço de referencia no coworking,  surge como um evento dedicado a todos os tópicos relacionados com cowork, especialmente criado para aqueles que se movem dentro da  comunidade.

O coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes.

O Cowork Buzz  foi pensado para todos os fundadores de espaços de cowork, gestores de comunidade, coworkers ou apenas apaixonados e curiosos. Um espaço criado para discussão do estado atual da comunidade, entender as novas tendências, dificuldades comuns e forças. Serão dois dias de networking e troca de conhecimentos através de conversas temáticas e sessões de trabalho.

A primeira edição do Cowork Buzz acontece em  em Dezembro, no fim-de-semana de 9 a 11 de Dezembro, no Porto, uma semana após a Conferência Europeia de Cowork, que aconteceu em Bruxelas entre 28 a 29 de novembro.

Vista Alegre abre primeira loja na Índia em 2017

0

O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) vai abrir a sua primeira loja em Deli, na Índia, em 2017 e já se encontra a recrutar. A parceria foi feita ainda este ano com um grupo indiano de forma a explorar o mercado e o resulta foi a criação de uma empresa conjunta, cujo objetivo é abrir novas lojas neste mercado.

A VAA atua principalmente em Espanha, que ocupa atualmente o primeiro lugar com 12% da faturação do grupo, seguida de França, Alemanha, Itália, Brasil e Estados Unidos. No entanto, o grupo aposta também em mercados com grande potencial de crescimento como a Colômbia e México.

A Vista Alegre espera assim manter  as expectativas são de crescimento e “equilibrar as contas o mais rapidamente possível”, já que o resultado líquido do grupo tem melhorado, mas ainda continua em terreno negativo.

Até setembro, a Vista Alegre Atlantis registou um prejuízo de 1,5 milhões de euros, uma melhoria face aos 4,6 milhões de euros negativos em igual período do ano passado. Entre janeiro e setembro, o volume de negócios subiu 6% para 53,3 milhões de euros, tendo o mercado externo contribuído com 67% deste valor, já que “o reforço das equipas comerciais e a presença nas principais feiras mundiais do setor reforçaram a notoriedade”, segundo a empresa.

Volvo entre os 7 finalistas do Car of the Year

0

Foram divulgados os finalistas da edição 2017 do Car of the Year.  Os novos Volvo S90/V90 fazem parte do reduzido leque de 7 finalistas numa edição que recebeu 30 candidatos.

Este é o segundo ano consecutivo no qual a Volvo vê os seus novos modelos chegarem à votação final. Na edição anterior, também o XC90 (modelo que desde o seu lançamento já recebeu mais de 120 distinções em todo o mundo) foi um dos automóveis finalistas tendo mesmo obtido o 2º lugar na classificação final.

A votação final será efetuada em Março de 2017 e o vencedor anunciado no Salão Internacional de Genebra. Nessa votação, cada elemento do júri terá de distribuir os seus 25 pontos entre, pelo menos, 5 dos automóveis nomeados.

O prestigiado prémio Car of the Year foi instituído em 1964. Desde então, tem vindo a distinguir anualmente, o automóvel que, para o júri, constitui a melhor nova proposta que tenha sido colocada à venda nos 12 meses anteriores à atribuição desse título. Atualmente, o júri é composto por 58 jornalistas especializados provenientes de 22 países europeus.

Os novos Volvo S90 e V90 foram recentemente introduzidos no mercado e têm vindo a receber bastantes distinções. Recorde-se que, em Portugal, a V90 é um dos modelos candidatos ao Troféu Carro do Ano – Volante de Cristal 2017.

Os novos Volvo S90 e V90 foram recentemente introduzidos no mercado e têm vindo a receber bastantes distinções. Recorde-se que, em Portugal, a V90 é um dos modelos candidatos ao Troféu Carro do Ano – Volante de Cristal 2017.

OncoStats financia-se na Seedrs

0

A medtech portuguesa OncoStats lança hoje uma operação de venda de ações em equity crowdfunding. A startup que pretende mudar a prática da oncologia no mundo torna-se assim na primeira empresa portuguesa do sector da saúde a recorrer à Seedrs, a maior plataforma de equity crowdfunding europeia, com o objetivo de angariar financiamento por parte de investidores mundiais.

A empresa, avaliada em 2,25 milhões de euros, vai colocar no mercado 10% do seu capital, pretendendo captar até 250 mil euros. O valor angariado servirá para financiar a criação de uma equipa a full time para o desenvolvimento e internacionalização da OncoStats que, numa primeira fase, contará com sete cargos neste regime: 1 gestor executivo, 3 software developers, 1 designer, 1 investigador e 1 administrativo. Esta equipa assumirá a operação da OncoStats, tanto a nível nacional como internacional.

Para Miguel Borges, “este investimento tem como objetivo concretizar a equipa do OncoStats que vai ser responsável pelo amadurecer da plataforma, pela expansão a outros tipos de cancro (já que demos início com o cancro da mama) e a sua instalação em diversos hospitais portugueses”.

O CEO e um dos três co-fundadores da OncoStats acrescenta ainda que “Portugal é a nossa rampa de lançamento para o mundo mas, por outro lado, é esta mesma equipa que vai iniciar a estratégia de internacionalização no Brasil e em três mercados europeus — Reino Unido, Alemanha e Suíça”.

A campanha, que atingiu mais de 25% do objetivo só no primeiro dia, está ativa durante os próximos 60 dias.

 

Fundada para mudar paradigmas

Fundada em novembro de 2015, a medtech portuguesa OncoStats é uma startup portuguesa que pretende mudar a prática da oncologia no mundo.

A OncoStats permite que as informações clínicas sejam registadas de forma sistemática e estruturada numa plataforma desenhada por médicos e para médicos, sendo cada registo de informação previamente validado por estes profissionais. Os pacientes podem também comunicar o seu estado e efeitos adversos durante os tratamentos ambulatórios com as equipas clínicas, envolvendo-se também no tratamento através de uma aplicação móvel.

Os dados recolhidos produzem evidência do mundo real que influencia a forma como os cuidados oncológicos são decididos e prestados.

A OncoStats tem impacto em várias dimensões. Para os oncologistas estrutura, sistematiza e economiza tempo no registo e produção de relatórios para a consulta de grupo, melhora a qualidade da informação clínica e reduz a probabilidade de erro médico, apoiando na decisão clínica e aconselhando a terapêutica mais adequada para as características individuais do paciente. Para os pacientes resulta num melhor atendimento e decisão de tratamento ao qual serão submetidos, enquanto que para os administradores hospitalares e diretores clínicos resulta na optimização dos tempos de consulta e custos envolvidos no processo oncológico, nomeadamente na realização de exames, devido à potenciação de diagnósticos mais precisos. Já para as farmacêuticas significa melhor qualidade de evidência de mundo real e dados de vigilância e segurança de fármacos, o que as dotará de um maior poder negocial com entidades reguladoras e Governos.

Crowdfunding mundial

A Seedrs é uma das principais plataformas de equity crowdfunding em todo o mundo. Permite que indivíduos e instituições invistam a quantidade que desejarem em diferentes empresas com forte potencial de crescimento, através de um processo online simples. Permite, também, que empresas de qualquer sector e em diferentes fases de crescimento levantem investimento de uma forma prática e transparente.

A plataforma está aberta a investidores e empresas na Europa, sendo que aceita campanhas e investimento em euros e libras. Foi a primeira plataforma a nível mundial a ter a sua atividade autorizada e regulada, especificamente pela Financial Conduct Authority no Reino Unido, e recebeu autorização da entidade supervisora britânica para operar em qualquer país da União Europeia.

Com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amsterdão e, mais recentemente em Berlim, a Seedrs já ultrapassou os 200 milhões de euros investidos em empresas em fase de arranque.

De acordo com o ‘Porftolio Update’, publicado este mês, entre julho de 2012 e até 30 de setembro de 2016, foram financiados 375 negócios através da Seedrs, abrangendo 15 sectores e com o portfolio de todas as startups financiadas a apresentar uma taxa teórica média de retorno anualizada de 14,4%.