Terça-feira, Maio 13, 2025
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De baixa, esta jovem criou o seu próprio negócio

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A Revel Systems é a empresa que criou pontos de venda a funcionar a partir de iPads. Uma mina que saiu da cabeça da jovem Lisa Falzone quando não conseguia trabalhar.

 

Chama-se Lisa Falzone e é hoje a dona de uma empresa avaliada em 500 milhões de dólares por investidores. E foi quando a vida menos lhe sorriu que conseguiu fazer face às adversidades.

Aos 25 anos, Lisa, recém-licenciada em Stanford, Estados Unidos, trabalhava no mercado de capital de risco, mas uma lesão na coluna, quando transportava um sofá, obrigou-a a fazer uma pausa na carreira e a mudar-se de novo para casa dos pais enquanto recuperava. Foi aí, segundo contou à Business Insider, que tudo começou.

“Quando me magoei não conseguia ter um trabalho normal de secretária então tive de mudar-me de novo para casa dos meus pais. Estava acamada e não tinha mais nada para fazer, por isso comecei a pensar em diferentes ideias de negócio”, disse Lisa, agora com 31 anos.

Assim nasceu o Revel Systems, um sistema que transforma um iPad num ponto de venda para lojas e restaurantes. O negócio proliferou rapidamente e hoje os investidores avaliam-no em 500 milhões de dólares.

A empresa foi fundada em 2010, em conjunto com o sócio Chris Ciabarra, e já conta com cerca de 600 funcionários.

 

Um início complicado

Como com quase todas as empresas, o início não foi fácil. Depois de já terem investido todas as suas poupanças, Lisa e Chris precisavam de pagar 28 mil dólares aos programadores que haviam desenvolvido a parte técnica do produto. Produto esse que ainda não tinha sido comprado pelo cliente e que era, por isso, um risco mas que Lisa e Chris se prontificaram a realizar.

A trabalhar num café em Sausalito (Califórnia), foi abordada por um “business angel” – investidores privados que investem em novas empresas – que a ouviu falar sobre o seu projeto. Foi assim que a empresária o convenceu a doar o valor de que precisava para pagar aos programadores.

“Quanto estamos a tentar tornar viável uma empresa é preciso mentalizarmo-nos de que vamos fazer o que for preciso para que isso aconteça. Se tiver de ir atrás de um homem por 28 mil dólares para pagar aos programadores e para a empresa sobreviver eu vou fazê-lo”, sublinhou.

Zona euro com excedente comercial de 29,2 mil milhões

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Exportações e importações caíram, mas o excedente comercial ‘sorriu’ à zona euro.

 

A zona euro registou um excedente comercial de 29,2 mil milhões de euros em junho, mais do que os 25,5 mil milhões de euros registados no mesmo período de 2015.

Segundo dados do Eurostat, as exportações dos países do euro foram de 178,8 mil milhões de euros em junho, menos 2% do que no período homólogo. Já as importações caíram para os 149,5 mil milhões de euros, menos 5% do que no período homólogo.

O comércio entre os países da zona euro caiu 1% para 150,2 mil milhões de euros em junho, enquanto no aglomerado dos primeiros seis meses do ano o comércio manteve-se estável nos 855,9 mil milhões de euros.

Já a União Europeia (UE) obteve um excedente comercial de 7,7 mil milhões de euros em junho, menos do que os 9,3 mil milhões de euros de junho do ano passado.

As exportações caíram para os 151,4 mil milhões de euros em junho, menos 5% face ao período homólogo de 2015. Já as importações caíram 4% para 143,8 mil milhões de euros.

O comércio entre países da UE caiu 1% em junho para os 272,1 mil milhões de euros, enquanto nos primeiros seis meses do ano o excedente comercial foi de 16,9 mil milhões de euros, menos do que os 19,8 mil milhões de euros registados em igual período de 2015.

AML quer ajudar na regulamentação da Uber e Cabify

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A comissão executiva da Área Metropolitana de Lisboa (AML) defende que é urgente a regulamentação do serviço de transporte ligeiro de passageiros e disponibilizou-se junto do Governo para participar no processo.

Segundo o primeiro secretário metropolitano, Demétrio Alves, a AML não é contra a utilização de plataformas tecnológicas, no entanto, acredita que não faz sentido que esta atividade, considerada um serviço público de transporte de passageiros, não esteja regulamentada.

Tanto a UBER como a Cabify são plataformas online que permitem, através de uma aplicação para smartphone, solicitar serviços de transporte de passageiros em automóveis. Apesar da utilidade, ambas as aplicações têm sofrido forte contestação por parte dos profissionais de táxis.

Demétrio Alves  admitiu que já escreveu ao Governo a comunicar a disponibilidade para participar no grupo de trabalho, porque se trata de um assunto metropolitano, e não apenas de Lisboa e do Porto.

A AML reforma a sua preocupação com os contornos que o processo vem assumindo, parecendo que o que está em jogo é muito mais do que um mero instrumental tecnológico de comunicações ou de oportunidade de novos negócios.

A nota salientou ainda que os serviços públicos prestados pelos táxis e outras viaturas ligeiras com condutor têm, numa metrópole como a de Lisboa, impactos profundos no sistema de mobilidade e transportes, para além de problemas ligados à segurança pública.

Para a AML, o setor dos táxis é muito importante para a melhoria da mobilidade e do serviço de transportes públicos de passageiros, e enquanto autoridade de transportes, deve participar na eventual reforma da regulamentação que rege o setor.

O Governo já anunciou que pretende legalizar as plataformas de mobilidade, regulando a atividade, o que continua a ser contestado pela ANTRAL – Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e Federação Portuguesa do Táxi.

Turismo em Portugal com crescimento positivo

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Até julho deste ano, do turismo teve nota positiva, segundo o Turismo de Portugal, com “crescimentos de dois dígitos”, antecipando um reforço destes números na época alta, nomeadamente nos proveitos e rendimentos por quarto.

 

 

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirma que com base nos dados disponíveis até maio houve um aumento de 10,4% nos hóspedes, 11,3% nas dormidas e 14,5% do RevPAR (valor da diária média).

Luís Araújo acredita que esta subida vai manter-se e que até possa acentuar-se um pouco mais no período em curso, uma vez que na época alta, a partir de maio/junho, começam a aumentar tarifas, principalmente nas áreas mais turísticas como o Algarve, Madeira, Lisboa e Porto.

O presidente acredita que estes são indicadores muito positivos. Com a evolução dos proveitos e do RevPAR, Portugal consegue ganhar mais para a economia do país, assim consegue não só mais turistas mas também melhores turistas.

O presidente do Turismo de Portugal refere dados já disponíveis relativamente a junho que apontam um crescimento homólogo mensal de 3,8% na taxa de ocupação/cama, para 62,8%, e de 4,9%na taxa de ocupação quarto, para 77,3%.

Relativamente à atividade registada nos últimas semanas, o Turismo de Portugal diz ter vindo a receber dos operadores e hoteleiros indicações de que “o verão está a correr muito bem, com muita procura, nomeadamente pelas zonas mais turísticas e por regiões que não são tão conhecidas, como o Alentejo, o Centro e os Açores”.

Euro mais valorizado no pós-Brexit

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A moeda europeia está mais valorizada 0,5% face ao dólar desde o referendo no Reino Unido, contudo ainda não voltou ao nível pré-Brexit.

 

O euro valoriza 0,7% para 1,1262 dólares, o valor mais elevado desde 24 de junho, um dia depois do referendo sobre o Brexit em que os eleitores britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

Apesar da subida, a moeda única não recuperou a totalidade das perdas desde “o choque” do referendo, uma vez que antes o euro transacionava acima de 1,13 dólares.

O dólar, por seu lado, está a perder terreno face às principais congéneres mundiais, penalizado pelas perspetivas de que a Reserva Federal poderá não aumentar os juros até ao final do ano.

China lança QUESS, o primeiro satélite de comunicação quântica do mundo

O primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo foi lançado esta madrugada, de Jiuquan, no deserto de Gobi, na China.

 

Segundo o engenheiro aeroespacial Wang Jianyu, um dos responsáveis pelo projeto, o novo satélite quântico é a primeira missão espacial em que a China não tenta imitar o que outras nações já fizeram anos antes, procurando inovar.

“É o nosso primeiro passo à frente dos outros no espaço”, sublinhou, numa entrevista ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Batizado de QUESS (sigla em inglês para Experiências com Quânticos à Escala Espacial), com o peso de 600 quilos e do tamanho de um automóvel, o satélite foi lançado com foguetes propulsores de Longa Marcha 2D.

Com o lançamento deste satélite a China procura investigar a teleportação e formas de comunicação a distâncias impossíveis de intercetar. O QUESS vai girar em torno da Terra a cada 91 minutos a 500 quilómetros de altura, numa órbita sincronizada com o sol.

A principal missão do satélite é tentar transmitir à Terra e receber a partir desta fotões quânticos, que em teoria não podem ser separados ou duplicados, o que pode ser a base para uma comunicação blindada a hackers.

A China planeia construir, a curto prazo, uma rede de comunicação quântica de 2.000 quilómetros entre Pequim e Xanguai, as duas metrópoles do país, a ser usada por agências governamentais e bancos.

O QUESS investigará ainda o mistério científico do entrelaçamento quântico, que pode servir de base ao teletransporte, um avanço tecnológico que parece reservado à ficção científica, mas que os cientistas chineses tentam levar a cabo com esta experiência.

Google apresenta nova ferramenta de videochamada (com vídeo)

A Google apresenta mais um concorrente na videochanada ao Skype, FaceTime e Viber. Chama-se Duo e chega esta terça-feira ao mercado.

https://youtu.be/CIeMysX76pM

O Duo é uma aplicação de vídeo, que apenas exige um número de telefone para se que inicie uma videochamada. A Google pretende simplificar a forma de contacto face-a-face, por isso é muito simples e sem demais ferramentas.

Para já, o Duo apenas permitirá chamadas de vídeo entre duas pessoas, mas de futuro o número de utilizadores poderá aumentar.

A nova aplicação passará a vir de origem para smartphones com sistema operativo Android e traz ferramentas como o Knock Knock, por exemplo, que permite ver a pessoa do outro lado antes de aceitar a chamada.

A Google vai também ajustar a resolução da imagem conforme a qualidade da ligação à internet, tal como irá encriptar vídeos para maior privacidade.

Espera-se que este seja o grande passo da Google ao nível das comunicações de interface, uma vez que a app Hangouts, componente do Google+, não conseguiu impressionar face à competição do Messenger do Facebook e do WhatsApp.

Jogadores de Pokémon GO já gastaram 268 milhões de dólares

O estudo do YouGov foi realizado junto de 50 mil pessoas do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha sobre os hábitos dos jogadores de Pokemon Go. 

Um em cada cinco jogadores gasta dinheiro na aplicação ao pagar por itens como Pokébolas, Poções e Ovos, que permitem avançar na caça aos Pokémons.

No Reino Unido, um milhão de pessoas pagaram para jogar Pokémon Go só no primeiro mês, gastando entre 80 pence e 14,99 libras. Nos Estados Unidos e Alemanha um em cada três jogadores pagou para andar à caça de Pokemons, com 9% dos fãs alemães da aplicação, cerca de 142 mil pessoas, a gastarem mais de 100 euros.

“O nosso estudo mostra que o nível de gastos em cinco semanas, em apenas três países, é superior a 250 milhões de dólares”, refere Stephen Harmston, responsável pelos relatórios da YouGov, citado pelo Financial Times. “Se projetarmos esses números ao longo do tempo, e em 72 países onde o Pokémon GO já está disponível, vemos que se tornará rapidamente um jogo de mil milhões de dólares”.

O estudo da YouGov mostra também que, em média, 13% da população adulta destes três países descarregou o Pokémon Go, e 90% continuou a jogar quatro semanas após o lançamento.

Concurso internacional de design com projetos portugueses na final

A empresa de mobiliário nacional Mister DOE tem duas das suas marcas de mobiliário de luxo na “short list” do The Internacional Product Design Awards, um dos concursos de design mais importantes a nível mundial.

Na corrida pelo prémio final está o candeeiro Heyden da marca Duquesa & Malvada e a mesa D.Afonso I da marca Mister DOE.

Heyden, candeeiro de chão, é uma homenagem a Van der Heyden, responsável pela conceção e implementação de um modelo abrangente de iluminação pública em Amesterdão (1669 até 1840).

“Esta peça foi assim inspirada no lado negro da cidade, na noite e no contraste de luz vindo das habitações, dos carros e dos candeeiros de rua, os tons desta peça remetem para os dourados, pretos e para a transparência refletora da luz. É uma peça jovem, dinâmica, com carácter e com influências urbanas que se convergem de forma intensa e luxuosa”, explicam os designers em comunicado.

A outra peça é a mesa D. Afonso I da marca Mister DOE, que “pretende homenagear o principal responsável pela independência de Portugal e todos os seus guerreiros”.

“Foi sobre uma mesa que se debateram ideias, se definiram estratégias e se ultimaram ataques. Foi sobre uma mesa, que começou a ser escrita a história de Portugal”, dizem os criadores da peça.

O The International Product Design Awards faz parte dos Prémios International Design & Architecture, que têm por objetivo celebrar o melhor em design de interiores, arquitetura e inovação de todo o mundo. Apostam no reconhecimento de talentos, além de criar oportunidades e proporcionar inspiração.

A votação decorre online no site oficial do concurso

Google sob investigação na Coreia do Sul

O regulador da concorrência na Coreia do Sul anunciou, esta sexta-feira, que foi lançada uma investigação à Google por alegada violação da lei antimonopólio local. A Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) não avança mais detalhes sobre a investigação.

Esta investigação surge um mês após Bruxelas ter aprofundado as investigações à multinacional tecnológica por abuso de posição.

Caso a investigação na Coreia do Sul seja de foro semelhante, os especialistas locais acreditam que existem poucas possibilidades de a empresa prosperar, uma vez que a Google não goza de uma posição relevante no mercado de Internet naquele país asiático, dominado por empresas locais.

À semelhança daquilo que acontece em outros países, a Google, que tem o maior motor de pesquisa do mundo, dá prioridade na Coreia do Sul aos seus produtos na plataforma Android dos telemóveis inteligentes, embora só tenha 10% de um mercado dominado pelas empresas locais Kakao e Naver.

Em 2013, a KFTC tinha investigado a Google por alegadamente forçar os fabricantes de smartphones com sistema operativo Android a oferecer, por defeito, o seu motor de pesquisa, mas acabou por não ser alvo de sanções.

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Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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