A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu luz verde ao licenciamento da GoParity, a primeira plataforma nacional de investimento em sustentabilidade.
“O registo na CMVM tem uma enorme importância para nós e para o setor do investimento com impacto em Portugal. Por um lado, significa que estamos a trabalhar de acordo com os padrões de uma entidade tão exigente quanto a CMVM e, por outro, que o investimento com benefícios ambientais ou sociais veio para ficar”, refere Nuno Brito Jorge, co-fundador da GoParity, citado em comunicado.
A GoParity tem como objetivo facilitar o financiamento de projetos na área da sustentabilidade e do impacto social, através de empréstimos de cidadãos e empresas.
Só este ano, a plataforma conseguiu um financiamento de 275 mil euros para a instalação do sistema fotovoltaico para autoconsumo na Cerâmica de Pegões, co-financiado pela alemã Grenke.
“Em 2019 pretendemos ajudar as empresas a captar 2,5 milhões de euros e ultrapassar os 3000 investidores registados. Até 2022 esperamos ultrapassar os 35 milhões de euros em projetos financiados”, acrescenta Nuno Brito Jorge.
A GoParity anunciou, ainda, que reduziu o valor de investimento mínimo por projeto de 50€ para 20€.