Os portugueses gastam, em média, 70 euros por mês em transportes, segundo um estudo realizado pela Deco – Associação de Defesa dos Consumidores, entre novembro e dezembro do ano passado, nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Setúbal.
Apesar dessa média, em Lisboa, por exemplo, um terço dos inquiridos refere gastar mais de 100 euros por mês em transportes.
O estudo concluiu, ainda, que a maioria dos inquiridos continua a optar pelo carro para deslocar-se, por considerarem que as opções de transportes públicos não se adequam às suas necessidades.
Dos inquiridos, 77% recorre a um ou dois transportes para se deslocar.
Nas cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Setúbal, mais de metade demora entre dez minutos a meia hora nas deslocações. Em Lisboa, os tempos de viagem varia entre dez minutos e uma hora.
Em Lisboa, 64% dos inquiridos enfrenta engarrafamentos pelo menos uma vez por semana, enquanto no Porto a percentagem é de 63%.
O uso de bicicletas não é muito comum e apenas em Aveiro surgem críticas mais positivas na satisfação com este meio de transporte. Ainda assim, surgem críticas quanto à rede de ciclovias e à falta de opções para levar a bicicleta nos transportes públicos.