A empresa britânica Oakley Capital adquiriu a totalidade do capital da PRIMAVERA BSS. Com esta aquisição cria-se um novo grupo empresarial, Grupo Primavera, que tem como objetivo “liderar a era digital na Península Ibérica”.
A PRIMAVERA, a multinacional portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais, acaba de informar que chegou a um acordo com a empresa inglesa Oakley Capital. Este acordo compreende a venda da totalidade do capital social da PRIMAVERA BSS.
Segundo o comunicado da própria multinacional portuguesa, a PRIMAVERA é a primeira organização nacional a fazer parte do conjunto de empresas adquiridas nos últimos dois anos pela Oakley Capital. O objetivo desta aquisição é estratégico, e tem em vista “liderar o mercado ibérico de software de gestão empresarial na cloud”.
De acordo com a informação avançada, sabe-se que os fundadores da multinacional José Dionísio e Jorge Batista, se manterão à frente da operação da empresa, sendo que a liderança do novo grupo ficará a cargo do CEO Santiago Solanas. Destaca-se também o facto de os fundadores e acionistas maioritários manterem como “acionistas de referência do novo grupo empresarial”.
Para os fundadores da empresa nacional, “este é o projeto certo para catapultar a PRIMAVERA e todos os seus colaboradores, parceiros e clientes para uma nova dimensão. Temos agora o novo desafio de apoiar na gestão do novo grupo Primavera e trabalhar em conjunto com o seu CEO, Santiago Solanas, cuja experiência vai ser determinante para cumprirmos o propósito de sermos, no curto prazo, o maior fabricante ibérico de software”.
Santigo Solanas, o CEO do Grupo Primavera, garante que o “objetivo é ser o maior player ibérico de soluções de gestão na cloud, oferecendo soluções diferenciadoras e que criem valor para os nossos clientes”.
Arthur Mornington, Partner da Oakley Capital, afirma que “a PRIMAVERA foi a empresa que escolhemos para complementar a nossa estratégia de liderança ibérica, não apenas pela posição de liderança que tem, mas pelo enorme valor que acrescenta ao grupo ao nível das suas ofertas state-of-the-art, que serão certamente bem acolhidas no mercado espanhol”.
O fator distintivo do Grupo Primavera será “a ampla abrangência de oferta”, à qual juntará as ofertas cloud, desenvolvidas pela PRIMAVERA BSS, “baseadas em tecnologia state-of-the-art e preparadas para entrar no mercado espanhol no início do próximo ano”.
Para a conclusão da operação fica somente a faltar a apreciação das Autoridades da Concorrência de Portugal e de Angola. No entanto, José Dionísio e Jorge Batista não têm dúvidas que “os próximos anos vão ser fantásticos”, pois os seus clientes e parceiros “em resultado deste projeto terão, finalmente, as portas do mercado espanhol mais abertas”.