Home / Sociedade / Programa “Mais Ajuda” anuncia os 10 vencedores
Programa Mais Ajuda
Programa pretende dar resposta aos desafios do envelhecimento (Foto: Pexels)

Programa “Mais Ajuda” anuncia os 10 vencedores

Visando a promoção um envelhecimento mais digno e feliz a pessoas idosas, o programa “Mais Ajuda” acaba de anunciar os dez vencedores concorrentes com projetos de inovação social, com o objetivo de dar resposta a desafios da população idosa como o combate à solidão e isolamento.

O programa “Mais Ajuda” pretende apoiar a responsabilidade social através da análise de projetos de inovação nesta área, apresentados por IPSS e Startups, com base no objetivo de promover um envelhecimento mais feliz dos idosos em Portugal.

Com uma população cada vez mais envelhecida, os desafios que esta área apresenta ao país têm vindo a ser agravados pela situação pandémica atual, pelo que a 2ª Edição do “Mais Ajuda” lançou às empresas o desafio de repensar problemas relativos ao tema, de forma a que estas apresentassem projetos diferenciadores.

Analisados os projetos candidatos, o anúncio dos vencedores contou com a participação de André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, que saudando o alinhamento do programa com o plano de ação do Governo, referiu que a promoção da inclusão e o combate às desigualdades, aliados à criatividade e vitalidade do ecossistema empreendedor, pode dar “um contributo muito importante ao promover este estímulo e mostrando uma componente menos visível de algumas empresas: a responsabilidade social para lá da atividade comercial”.

Assim, das mais de 730 candidaturas recebidas entre os dois primeiros meses deste ano, foram distinguidos dez projetos que irão receber cerca de 33 mil euros a 300 euros, cada um, além de beneficiarem de acesso a um programa de aceleração baseado em sessões de mentoria com especialistas em gestão, ao longo de seis semanas, bem como o acesso a ferramentas de apoio no desenvolvimento destes projetos.

Destacando o trabalho que este programa tem vindo a realizar, o coordenador do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Dr. Rodrigo Cunha, reitera a importância de um envelhecimento ativo e saudável e reforça a referência que esta iniciativa deve representar para o resto da Europa.

Assim, ao nível das startups, os vencedores anunciados são a Associação 55 Mais, a Associação Juvenil Transformers, o Careceiver, o Seniorbiz e a Wisify Tech Solutions. Já ao nível de IPSS, os premiados serão a Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, a Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, o Centro Social Paroquial de Meãs do Campo, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

A seleção dos vencedores contou com um painel de júris composto pelo presidente da iniciativa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida; a adjunta do presidente do Grupo Renascença, Isabel Figueiredo; o diretor social do Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian, Luís Jerónimo; o CEO da Beta-i, Pedro Vieira; bem como a diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Vanessa Romeu.

Vanessa Romeu reiterou, no contexto deste anúncio, que o programa em questão simboliza “muito mais do que um prémio monetário”, caracterizando-o pelo empenho que as pessoas colocam em resolver os desafios do envelhecimento.

Por seu turno, Isabel Figueiredo destaca a capacidade de inovação no caminho da solidariedade, presente no “Mais Ajuda”, algo a que Diogo Teixeira, o COO da Beta-i, acrescenta à capacidade dos projetos apresentados em “causar um impacto social verdadeiro nas comunidades às quais estão associados”, num momento “delicado das nossas interações sociais”.