Por: Redação
Rui Nabeiro, fundador da Delta e falecido em 2023, continua a ser reconhecido como o Empresário mais confiável do país, mantendo-se assim por 13 anos consecutivos. A prática da medicina continua a ser a profissão que mais confiança transmite aos portugueses, ao contrário de político, que se encontra na menos confiável. Os resultados fazem parte da 25ª edição do estudo “Marca de Confiança”, anunciado pelas Selecções do Reader”s Digest.
Os resultados revelam que a profissão de médico continua a ser aquela que inspira maior confiança, entre os portugueses, com 46% das referências, seguida dos bombeiros e os professores.
Por outro lado, as profissões que registam os níveis de confiança mais baixos são as de político e há 25 anos que assim é.
Questionados de forma aberta sobre qual o nome do Português que maior confiança lhes suscitava, neste último quarto de século, os inquiridos referiram Marcelo Rebelo de Sousa, em primeiro lugar, seguido de perto por Cristiano Ronaldo e António Guterres.
Este ano, o estudo traz outras novidades como a introdução da categoria “Instituições de Ensino Superior”, que revela a escolha da Universidade Católica Portuguesa no topo das preferências, e duas novas áreas – “Atleta Olímpico” e “Produtor/Realizador de Cinema”, em que se destacam o atleta de canoagem e campeão olímpico Fernando Pimenta e o produtor de cinema Paulo Branco.
No regresso da categoria “Arquitetura” nas Personalidades de Confiança, Álvaro Siza Vieira vê reconhecida, mais uma vez, a sua contribuição para a arquitetura e a cultura portuguesa.
António Costa é, pela primeira vez, nomeado Personalidade de Confiança na área da “Política”.
Os resultados também revelam que Rui Nabeiro, fundador da Delta e falecido em março de 2023, continua a ser reconhecido como o “Empresário” mais confiável do país, mantendo-se assim por 13 anos consecutivos. O neto Rui Miguel Nabeiro, e atual CEO do Grupo Delta, lançou recentemente um livro em homenagem ao avô.
O artista Pedro Abrunhosa distingue-se novamente este ano na “Música”, liderando a preferência dos portugueses. Também o ator Ruy de Carvalho, com 98 anos, foi mais uma vez eleito e reconhecido pela sua vasta carreira em teatro, cinema e televisão.
Nas áreas de “Medicina” e “Investigação Científica”, Eduardo Barroso e Elvira Fortunato continuam a ser figuras de destaque, enquanto José Rodrigues dos Santos mantém-se, por 14 anos consecutivos, como “Escritor” e “Jornalista” de confiança. Fátima Lopes mantém-se como “Estilista” de confiança.
O estudo Marcas de Confiança 2025 usa a metodologia de “pergunta aberta” em todas as nomeações. Foi realizado entre os dias 17de setembro e 29 de novembro 2024 e divulgado em março deste ano, numa amostra de 12.000 inquiridos com um intervalo de confiança de 95,5%.