Por: Eduarda Coelho
A startup portuguesa SocialTalk recebeu um investimento de mais de 700 mil euros pela sociedade de capital de risco Insight Venture com o Fundo Green Insight I para dar continuidade ao desenvolvimento do seu sistema de inteligência artificial.
Fundada em 2021, por Francisco Ascensão e Tiago Oliveira, a SocialTalk é responsável pelo desenvolvimento de um software de influencer marketing que permite a realização de um match entre às marcas, o seu público-alvo, e o influenciador mais adequado para tal. O investimento liderado pela Insight Venture será utilizado para dar continuidade ao desenvolvimento tecnológico do software.
“Queremos que as empresas deixem de ter de procurar influenciadores. Estamos a desenvolver um motor de recomendação que sugere às marcas quais os influenciadores com os quais devem trabalhar, cujos seguidores se ajustem (fit) com o público-alvo da marca”, afirmou Francisco Ascensão, cofundador e CEO da SocialTalk, em declarações ao Jornal Económico, acrescentando que a empresa está a usar“machine learning para analisar milhões de publicações diariamente e ajudar a determinar o desempenho real de cada influenciador, quanto uma marca deve pagar de acordo com os objetivos propostos a cada Influenciador e automatizar grande parte do processo”.
O CEO disse, ainda, ao mesmo jornal que a tecnologia da startup portuguesa possibilita que qualquer empresa obtenha as informações necessárias para desenvolver o seu marketing de influência, por um preço de 31 euros por mês, sem limites de utilização.
Entre os planos para o futuro, além do desenvolvimento do software, os fundadores da startup mencionam os reforços nas equipas de tecnologia, marketing e vendas, bem como a internacionalização do negócio para a América.