Empresa vai assumir o compromisso da introdução de polímeros reciclados certificados em cerca de 10% da constituição das suas embalagens. A Tetra Pak torna-se assim a primeira empresa do setor alimentar e de bebidas a receber este certificado por parte da Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis (RSB).
A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, anunciou hoje a introdução de materiais reciclados nas suas embalagens, iniciativa que lhe valeu a certificação por parte da RSB, organização global independente para o desenvolvimento sustentável.
Ao garantir estas medidas, a empresa alinha-se com uma política de circularidade e sustentabilidade, tendo iniciado uma colaboração com a INEOS, fornecedor que irá permitir à Tetra Pak a exploração da utilização dos polímeros reciclados nas embalagens produzidas.
No entanto, este plano, que perspetiva incluir a introdução dos materiais reciclaveis em todas as embalagens vendidas na Europa até 2025, está sujeito à disponibilidade técnica e económica de plásticos reciclados aptos para uso alimentar.
Em relação à certificação da RSB, o vice-presidente de Soluções de Embalagens e Operações Comerciais da Tetra Pak, Alejandro Cabal, mostra-se satisfeito por “mais um marco” na empresa, acrescentando a satisfação por poder contribuir “ainda mais para a transformação sustentável do setor alimentar”.
Alejandro Cabal afirma ainda que estas embalagens irão permitir um sistema alimentar reciclável, o que irá “garantir a transparência e responsabilidade dentro do sistema, aumentando a confiança do ponto de vista do utilizador final”.