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17% do tecido empresarial confirma não ter podido dar início a pedidos de insolvência face ao incumprimento dos seus clientes (Foto: Unsplash)

45% das empresas confirma que as moratórias evitaram a falência de clientes

Por: Maria Carvalhosa

45% das empresas afirma que as moratórias atingiram os propósitos para os quais foram traçadas, segundo revela o mais recente Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform. Isto é, estas empresas contam nas suas carteiras de clientes com empresas que conseguiram fazer face aos problemas de liquidez gerados pela pandemia. Contudo, as moratórias também provocaram outros efeitos não desejados, ao impedir a realocação de recursos a empresas mais produtivas.

41% das empresas refere que as moratórias geraram uma maior transmissão dos problemas de solvência resultantes da morosidade na cadeia de fornecimento, já que continuaram a trabalhar com empresas com risco de crédito, por não estarem conscientes da sua inviabilidade.

Nesse sentido, 17% do tecido empresarial confirma não ter podido, enquanto credor, dar início a pedidos de insolvência face ao incumprimento dos seus clientes.

Os confinamentos e as moratórias decretadas durante a primeira vaga da pandemia reduziram drasticamente a entrada de processos de insolvência em toda a Europa.