Home / Empresas / 60,99% dos portugueses utiliza o telemóvel maioritariamente para estar nas redes sociais
utilização do telemóvel
Estudo da Showroomprive mostra que os portugueses utilizam o telemóvel maioritariamente para navegação em redes sociais (Foto: Pexels)

60,99% dos portugueses utiliza o telemóvel maioritariamente para estar nas redes sociais

Os portugueses apresentaram, em 2021, uma ligeira maior dependência no que diz respeito à utilização do telemóvel. O estudo desenvolvido pelo Showroomprive, o clube de vendas privadas online exclusivas, que pretende determinar quais os hábitos de consumo móvel em Portugal e compará-los com os registados em 2020, nota que 32,82% dos inquiridos utiliza o seu smartphone apenas quando recebe uma nova mensagem ou interação e 39,86% passam uma hora ou mais sem sentir a falta do dispositivo móvel. Em oposição, 15,07% da sociedade conecta-se ao seu dispostivo a cada 30 minutos e, para 12,25% dos utilizadores, essa média corresponde a uma utilização a cada cerca de entre dez e 15 minutos.

Mais de metade da sociedade portuguesa (60,99%) emprega fundamentalmente o seu tempo com o telemóvel a ’fazer scroll’ nos conteúdos das redes sociais, com 17,61% dos portugueses a maximizar a utilização do telemóvel em chamadas telefónicas, 11,41% a ouvir música ou a jogar, 5,92% a ver séries ou vídeos e 4,08% a fazer compras.

Também na sondagem se registou que 56,06% dos portugueses não mostra preferência por nenhum intervalo do dia em concreto para fazer compras online, no entanto, 29,44% prefere o período da tarde e da noite. Com menores percentagens, 9,30% realiza este tipo de aquisições após ser persuadido via email, 3,92% dá prioridade ao período da manhã e 1,69% reconhece realizar as suas transações via online em momentos de tédio.

Por último, a uma mesma app dá-se mais do que uma utilização e, por isso, as motivações fundamentais pelas quais os portugueses instalam apps de moda não variam de um ano para o outro. O motivo atrativo primordial para o seu download é para comprar roupa (37,89%), para comparar preços (30,00%), para estar a par das últimas tendências (16,62%) e para a venda de roupa (1,83%).