Home / Empresas / 61% dos portugueses consideram comissões bancárias elevadas
pagamento
Pagamentos (Fonte: Freepik)

61% dos portugueses consideram comissões bancárias elevadas

Por: Redação


Um estudo da instituição financeira de pagamentos Nickel, em parceria com a DATA E, revela que mais de metade dos portugueses demonstram um crescente descontentamento com os custos e a acessibilidade aos serviços bancários.

A insatisfação tem sido impulsionada, principalmente, pelas comissões de manutenção elevadas e pela restrição dos horários de funcionamento. O relatório também revelou que seis em cada 10 portugueses trabalham com mais do que um banco, diversificando e procurando encontrar as soluções financeiras mais adequadas para as suas necessidades.

O valor das comissões aplicadas às contas à ordem tem sido um grande fator de peso na relação dos portugueses com as entidades bancárias com as quais trabalham, sendo que mais de 61% dos inquiridos consideram as comissões de manutenção que pagam demasiado elevadas.

Mais de 47% dos participantes no estudo declaram pagar até 60 euros por ano de comissão, 26% dizem gastar entre 60 a 120 euros e 2% têm consciência de pagar mais de 120 euros por ano só na comissão de manutenção. Transversalmente, 22% consideram não ter qualquer comissão associada à sua conta bancária e 3% não sabem quanto pagam.

Outro fator que tem contribuído para a insatisfação dos portugueses é o horário de funcionamento das instituições financeiras, que é considerado pouco adequado por 55% dos inquiridos. Atualmente, as agências bancárias estão abertas das 08h30 até às 15h durante os dias úteis, um horário que, frequentemente, entra em conflito com o período de trabalho da maior parte dos portugueses, afetando a flexibilidade e a acessibilidade aos serviços.