Por: Mariana Barros Cardoso
Fronteiras entre Portugal e Espanha encerram hoje às 23h00 dando prioridade aos transportes de mercadorias. Serão apenas 9 os pontos de passagem entre os dois países de forma a controlar a passagem de pessoas. Controlo será feito pelas autoridades nos nove pontos defenidos a partir de hoje, dia 16 de março, às 23h00, e pelo menos até dia 15 de abril.
A decisão foi anunciada hoje – conforme já noticiámos na PME Magazine – pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no final de uma reunião por videoconferência com todos os Governos da União Europeia para decidir que medidas tomar para tentar travar a crise do coronavirus.
Eis os pontos fronteiriços que permanecem “abertos”:
- Valença/Tui;
- Chaves/Verín;
- Quintanilha/San Vitero;
- Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro;
- Monfortinho;
- Marvão/Valência de Alcântara;
- Caia/Badajoz;
- Vila Verde de Ficalho/Rosal de La Frontera;
- Castro Marim/Ayamonte.
Eduardo Cabrita, após reunião por videoconferência com os ministros da União Europeia afirma que este controlo “não deve por em causa o regresso de cidadãos portugueses, nem impedir o regresso de cidadãos estrangeiros aos seus países de origem”.
Para além dos nove pontos estabelecidos de passagem entre Portugal e Espanha, a “passagem está absolutamente interdita”, conclui.
Notícia corrigida às 18.07 horas