Home / Internacional / EUROPA / Covid-19: Portugal vai reestabelecer controlo das fronteiras. Há já 331 casos confirmados
Filas de seis horas no aeroporto de Lisboa devido às medidas preventivas de distanciamento

Covid-19: Portugal vai reestabelecer controlo das fronteiras. Há já 331 casos confirmados

Por: Mariana Barros Cardoso

Sobe para 331 o número de infetados com Coronavírus e três casos completamente curados em Portugal . Deste total são 47 os casos importados de países como Suíça, França, Itália.

Mapa atualizado pela DGS | situação de Portugal dia 16 de março 2020

Há 18 cadeias de transmissão e são agora avançadas as medidas preventivas da pandemia Covid-19 e será intensificado o controlo sanitário nos aeroportos

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em declarações na atualização do boletim da DGS, avança que “Portugal vai restabelecer controlo de fronteiras” embora a hora de fecho das fronteiras ainda esteja por decidir.

Após reunião por videoconferência dos ministros da UE, Eduardo Cabrita afirma que União Europeia (UE) “põe à prova o projeto europeu e por isso concordámos que a prioridade deve ser dada à disponibilização de bens essenciais: materiais de saúde, proteção e devem ser geridos à escala europeia, bem como manter a economia e manter a circulação de bens alimentares dentro da união europeia”.

A articulação das fronteiras externas europeia – aérea e marítima – está decidida, “temos apenas regras especificas sobre tripulantes de navios comerciais que continuarão a aportar em portos comerciais portugueses”. Navios de cruzeiros não podem atracar. No que respeita aos voos, Eduardo Cabrita avança que estão impedidos os voos de “Itália, China e continuaremos a fazê-lo.”. Relativamente a outros países serão tomadas maiores medidas de controlo sanitário.

Relativamente a Espanha ainda está a ser decidida a questão da fronteira.