As reclamações no Portal da Queixa crescem há oito anos consecutivos. Em 2021, esta plataforma atingiu as 173.853 reclamações, mais 7% do que em 2020, uma média de 500 por dia. Correios, os transportes e logística, os serviços de administração pública e comunicações, TV e media, informática, tecnologia e som, água, eletricidade e gás são as categorias que receberam mais reclamações, segundo o comunicado divulgado pelo Portal da Queixa.
Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, analisa esta situação, dizendo: “O crescimento que temos vindo a alcançar, ao longo dos últimos oito anos, é reflexo da crescente importância do Portal da Queixa na vida dos consumidores portugueses. É inegável que somos a plataforma de referência para a partilha pública de reclamações. Os consumidores confiam no Portal da Queixa para resolver os seus problemas, mas também para os evitar. O ano que termina demonstrou, mais uma vez, o papel importante que temos numa nova realidade de consumo. Hoje, o consumidor está mais atento e exigente. As marcas que trabalham connosco sabem disso e estão na linha da frente para prestar um melhor serviço ao cliente. E o consumidor sabe que na nossa plataforma encontra informação real e isenta.”
O ano de 2021 ficou também marcado pelo crescimento das queixas sobre burlas online e pelo aumento de reclamações relacionadas com o setor da saúde e nos serviços públicos.
No que diz respeito ao ano 2020, com a obrigatoriedade de confinamento devido à Covid-19, o setor dos correios, transportes e logística também ocupou o primeiro lugar nas reclamações dos portugueses por haver um aumento substancial de encomendas online, avança o Portal da Queixa.
Com o desconfinamento, grande parte das atividades conseguiu voltar ao normal. Posto isto, em comparação com o ano 2020, as reclamações no Portal da Queixa em 2021 foram maioritariamente destinadas às categorias da internet, websites e negócios (+ 46%), construção, indústria e manufatura (+ 41%), desporto, ginásios e clubes (+ 37%), mobiliário, decoração e eletrodomésticos (+24%) e cultura, lazer e diversão (+ 19%), explica o Portal da Queixa.
Quando analisadas as queixas feitas em 2021, chegou-se à conclusão que, embora houvesse um número elevado de reclamações, as marcas envolvidas preocuparam-se em tentar arranjar soluções para os problemas dos consumidores. De acordo com o comunicado do Portal da Queixa, destacam-se, neste caso, a água, a eletricidade e gás, os correios, transportes e logística, os híper e supermercados, a informática, a tecnologia e som e comunicações, a TV e media.