Sábado, Novembro 2, 2024
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Portal da Queixa com mais de 173 mil queixas em 2021

As reclamações no Portal da Queixa crescem há oito anos consecutivos. Em 2021, esta plataforma atingiu as 173.853 reclamações, mais 7% do que em 2020, uma média de 500 por dia. Correios, os transportes e logística, os serviços de administração pública e comunicações, TV e media, informática, tecnologia e som, água, eletricidade e gás são as categorias que receberam mais reclamações, segundo o comunicado divulgado pelo Portal da Queixa.

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, analisa esta situação, dizendo: “O crescimento que temos vindo a alcançar, ao longo dos últimos oito anos, é reflexo da crescente importância do Portal da Queixa na vida dos consumidores portugueses. É inegável que somos a plataforma de referência para a partilha pública de reclamações. Os consumidores confiam no Portal da Queixa para resolver os seus problemas, mas também para os evitar. O ano que termina demonstrou, mais uma vez, o papel importante que temos numa nova realidade de consumo. Hoje, o consumidor está mais atento e exigente. As marcas que trabalham connosco sabem disso e estão na linha da frente para prestar um melhor serviço ao cliente. E o consumidor sabe que na nossa plataforma encontra informação real e isenta.”

O ano de 2021 ficou também marcado pelo crescimento das queixas sobre burlas online e pelo aumento de reclamações relacionadas com o setor da saúde e nos serviços públicos.

No que diz respeito ao ano 2020, com a obrigatoriedade de confinamento devido à Covid-19, o setor dos correios, transportes e logística também ocupou o primeiro lugar nas reclamações dos portugueses por haver um aumento substancial de encomendas online, avança o Portal da Queixa.

Com o desconfinamento, grande parte das atividades conseguiu voltar ao normal. Posto isto, em comparação com o ano 2020, as reclamações no Portal da Queixa em 2021 foram maioritariamente destinadas às categorias da internet, websites e negócios (+ 46%), construção, indústria e manufatura (+ 41%), desporto, ginásios e clubes (+ 37%), mobiliário, decoração e eletrodomésticos (+24%) e cultura, lazer e diversão (+ 19%), explica o Portal da Queixa.

Quando analisadas as queixas feitas em 2021, chegou-se à conclusão que, embora houvesse um número elevado de reclamações, as marcas envolvidas preocuparam-se em tentar arranjar soluções para os problemas dos consumidores. De acordo com o comunicado do Portal da Queixa, destacam-se, neste caso, a água, a eletricidade e gás, os correios, transportes e logística, os híper e supermercados, a informática, a tecnologia e som e comunicações, a TV e media.

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