Home / MERCADO / Economia / Gasóleo profissional mais barato mas só em quatro zonas do país

Gasóleo profissional mais barato mas só em quatro zonas do país

O Governo aprovou uma proposta de lei que prevê a criação do gasóleo profissional a nível nacional a partir do próximo ano. Esta proposta é uma das medidas previstas para compensar o setor dos transportes da subida de seis cêntimo no imposto sobre os produtos petrolíferos em fevereiro.

 

No entanto, o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, anunciou que a partir do dia 15 de setembro quatro zonas de fronteira vão ter gasóleo profissional ao mesmo preço que no território espanhol, nomeadamente uma redução de 13 cêntimos no gasóleo profissional nas zonas fronteiriças de Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida),  Caia (Elvas) e Vila Verde de Ficalho (Serpa).

Segundo Eduardo Cabrita, sairá ainda um diploma que permite a majoração das despesas com combustíveis para o setor de transporte de mercadorias, transporte público de passageiros e táxis — de 120% — “permitindo a essas empresas uma atenuação muito significativa dos custos decorrentes da variação fiscal em matéria de Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP)”.