Quarta-feira, Abril 30, 2025
InícioEmpresasShweta Jhajharia e Paul Dunn abrilhantam manhã de coaching em Lisboa

Shweta Jhajharia e Paul Dunn abrilhantam manhã de coaching em Lisboa

Fórum e prémios BEFA decorrem até sábado em Lisboa.

 

Lisboa é palco, esta sexta-feira e sábado, do fórum e prémios empresariais Business Excellence Forum & Awards (BEFA), organizados pela ActionCOACH. Shweta Jhajharia, business coach de sucesso no Reino Unido, e Paul Dunn, empresário australiano orador TEDx e um dos fundadores da empresa Buy1Give1, foram os convidados de honra durante a manhã que juntou cerca de cem empresários para aprenderem o que é necessário para atingirem a excelência empresarial.

Sob o mote “Como promover a integridade na sua equipa”, Shweta Jhajharia defendeu a necessidade de haver “negócios rentáveis que fluem sem o seu líder”.

Lembrando que “muitos empresários quando começam sonham em grande”, a coach de negócios defendeu a necessidade de os empresários “compreenderem os números dos negócios” para serem bem-sucedidos.

“Não confiem nos vossos contabilistas. É preciso entender os números para saber fazer as perguntas certas”, disse.

Shweta considerou que é preciso saber contratar “trabalhadores de topo” e saber delegar e deixou ainda o seu código de produtividade: força na liderança, objetivos definidos, união da equipa, rota, compromisso e, por fim, empreender.

shweta jhajharia coaching pme magazine
Shweta Jhajharia deixou clara a distinção entre líder e manager (Foto: Divulgação)

Deixou, ainda, a diferença entre ser líder e gestor de uma empresa, falando de vários exemplos de sucesso, como o caso da Apple, em que Steve Jobs era o líder, mas Steve Wozniak, co-fundador da empresa, era de facto do manager.

“A liderança é sobrevalorizada. É preciso é serem bons a gerir o vosso negócio e a sistematizar soluções.”

Já sobre os colaboradores, Jhajharia lembrou a importância de comunicar e de gerir as tarefas em vez que gerir as equipas: “Gere-se as atividades da equipa e não a equipa. Dar clareza aos trabalhadores sobre o que têm de atingir é muito importante. Ninguém gosta de ser gerido, mas gostam de ser guiados.”

 

Tempos extraordinários

Já Paul Dunn, que em 2007 fundou a empresa Buy1Give1, cujo conceito é fazer negócios com um propósito que tenha impacto no mundo, falou sobre a necessidade de criar negócios com impacto.

“Nunca houve tempos como estes. Temos de descobrir nestes tempos extraordinários como construir negócios extraordinários”, sublinhou.

Para Paul Dunn, o sucesso nos negócios está em implementar boas ideias e “perceber porque se está a fazer este negócio”

“Quando se sabe o porquê, aquilo que fazemos tem mais impacto.  Quando articulamos claramente o porquê, o que fazemos torna-se muito mais atrativo”, sustentou, defendendo que a missão de cada negócio deve ser um ponto central do mesmo e aparecer, por exemplo, na homepage do seu site.

Sobre a sua empresa Buy1Give1, Paul Dunn revelou que desde o ano de 2007, altura em que foi criada, já fez mais de 90 milhões de negócios com impacto no mundo. Desta forma, pequenas empresas podem contribuir para melhorar a vida de diferentes pessoas em todo o mundo.

 

Um fórum de excelência

O fórum BEFA prossegue esta tarde com a participação do guru de negócios australiano Brad Sugars sobre como tirar máximo partido do seu negócio e sobre liberdade financeira, enquanto esta noite serão entregues os prémios BEFA, que irão distinguir a excelência empresarial em Portugal.

Sábado, Carla Carvalho Dias irá abordar a temática da cultura de serviço ao cliente, enquanto Rogério Carapuça, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, falará sobre as dores de crescimento das PME

Richard Maloney, mental coach australiano que aplica técnicas desportivas nas empresas, falará sobre a importância de ter colaboradores que deem lucro e gostem do que fazem, e Brad Sugars encerrará os BEFA, com uma palestra sobre como ter um negócio que funciona em si mesmo.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category