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Paulo Magalhães, CEO da Inovflow (Foto: Divulgação)
Paulo Magalhães, CEO da Inovflow (Foto: Divulgação)

“A inovação tecnológica é o maior motor para o desenvolvimento das empresas” – Paulo Magalhães

Por: Marta Godinho e João Carreira

Com doze anos de experiência, a Inovflow, empresa tecnológica portuguesa, focada na disponibilização de soluções em software de gestão Primavera, IT e marketing digital, celebrou uma parceria com a Slim Business Solutions com o intuito de reforçar o posicionamento enquanto parceiro tecnológico em Portugal e no estrangeiro.

Em conversa com a PME Magazine, Paulo Magalhães, CEO da Inovflow, fala-nos sobre esta parceria e os planos de futuro da empresa.

PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?

Paulo Magalhães (P. M.) – Iniciámos a empresa há 12 anos com o propósito de sermos um parceiro tecnológico 360º para as PME. Começamos com 10 pessoas em 2011 e ao longo dos anos temos tido um crescimento acentuado tanto orgânico como estrutural, contando, atualmente, com uma equipa de 80 pessoas. Estabelecemos parcerias fundamentais para a nossa atividade com os principais players de mercado: Grupo Primavera, Sophos e Microsoft.

Caracterizar a Inovflow é caracterizar as nossas pessoas que ao longo dos anos estão connosco e têm demonstrado uma enorme competência, força de vontade e conquista, com foco no cliente e nas suas necessidades. Considero que o que melhor nos caracteriza está sustentado em três pilares fundamentais: os clientes, as pessoas e a tecnologia. Os clientes são o nosso maior foco, valorizamos muito a proximidade, para que, com a experiência e conhecimento das nossas pessoas aliado à tecnologia seja um impulsionador do negócio.

PME Mag. – O que é que representa a união entre a Inovflow e a Slim Business Solutions?

P. M. – Esta união representa um passo muito importante para o crescimento da Inovflow. Com este caminho, reforçamos o nosso posicionamento enquanto um dos principais parceiros tecnológicos em Portugal, abrangendo agora também o Norte, com um escritório em Braga.

Não só o mercado português é fundamental para reforçarmos a nossa presença como a internacionalização. A Slim trabalhava já alguns mercados internacionais, com um peso significativo de exportações e vamos assim alavancar a nossa presença.

Há duas vertentes muito importantes neste processo que importa destacar. Uma delas é o ‘’sermos o parceiro dos parceiros’’ e isto significa trabalharmos também em conjunto com o canal de parceiros Primavera. Desenvolvemos aplicações e add-ons que estão integrados no software Primavera e disponibilizamos os mesmos não só para os nossos clientes, como também para todos os parceiros Primavera para que possam responder às necessidades dos seus clientes. Para além das aplicações e add-ons, a nossa equipa de consultoria e desenvolvimento terá também foco no apoio aos parceiros Primavera.

A segunda vertente que quero destacar representa o passo importante que estamos a dar no caminho do desenvolvimento. Queremos ser reconhecidos com as competências que temos nessa área, enquanto Software House e, por isso, reforçamos também a nossa equipa.

PME Mag. – Uma vez que a Slim Business Solutions apresenta uma componente internacional, sente que a Inovflow também vai conseguir beneficiar com isso?

P. M. – A internacionalização é um dos caminhos que queremos traçar e trazer com esta integração. Cerca de 47% do negócio da Slim é realizado em mercados internacionais, destacadamente: Irlanda, Inglaterra, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau e Hong Kong. Com a experiência da equipa da Slim, essencialmente em tecnologia Microsoft, pretendemos reforçar a nossa estratégia e aumentar a presença da Inovflow nestes mercados. Estamos certos que com a componente internacional e competências da Slim vamos conseguir chegar a mais mercados e sentimo-nos preparados para este desafio.

PME Mag. – Conte-nos um pouco sobre o Software House…

P. M. – Na Inovflow temos uma componente de desenvolvimento muito focado em soluções de gestão. Ambicionávamos crescer nesta área e, com a Slim, que, na sua génese, é uma Software House totalmente dedicada ao desenvolvimento de software sob as tecnologias Primavera e Microsoft, permite-nos dar o salto e focar mais nesta vertente do negócio, com recursos humanos altamente especializados. A Slim tem desenvolvido ao longo do tempo um conjunto de aplicações muito interessantes, das quais destaco a gestão documental e workflow, a gestão do talento com um portal de colaboradores e avaliação de desempenho. É também muito relevante a solução Fusion, um conector do DYNAMICS CRM com o ERP Primavera, categorizado como “specialized solution” pela Primavera, ou seja, o único produto utilizado para integrar as duas soluções.

PME Mag. – Acredita que a inovação é imperativa para o melhor desempenho e desenvolvimento das empresas?

P. M. – Sem dúvida. Hoje em dia, num mercado altamente competitivo, os negócios têm de se destacar. A inovação tecnológica é o maior motor para o desenvolvimento das empresas, melhora os processos, elimina ineficiências nos negócios. Se falarmos em criar um futuro para os negócios, não podemos não falar da inovação, quem não inova não se destaca, perde relevância. E isto é um ciclo, as empresas apostam em inovação tecnológica nos processos e métodos e, consequentemente tornam-se mais produtivas, eficientes e têm mais tempo para inovar tanto nas estratégias, como nos produtos e soluções.

PME Mag. – Podemos esperar novidades da Inovflow para 2023?

P. M. – Neste momento estamos a começar o processo de integração da Slim na Inovflow para passarmos a ser uma única empresa. Com isto, 2023 traz-nos novidades relevantes para destacarmos. Estamos a investir, como já referi, no desenvolvimento de novas soluções de software de gestão que vão ser muito importantes para não só respondermos a todas as necessidades dos nossos clientes, mas também para o canal de parceiros Primavera.

Vamos reforçar a nossa equipa e a oferta na região Norte, nomeadamente: consultoria e suporte a clientes Primavera; soluções de IT, destacando a HPe e Microsoft, e também de segurança informática, com as soluções Sophos.

No início deste ano criamos também uma direção operacional, liderada por Rui Paupério, com o objetivo de potenciar não só as competências das nossas equipas como a capacidade de resposta às necessidades dos nossos clientes.

Para este ano vamos também ser um dos parceiros pioneiros no lançamento da solução EKON do Grupo Primavera em Portugal, um software 100% cloud e direcionado para as necessidades do MidMarket, uma aposta que queremos também fazer.

Na perspetiva da cibersegurança, o modelo ‘’as a service’’ está também a ganhar força, pelo que outra das nossas apostas é a solução do nosso parceiro Sophos Managed Detection and Response, um serviço de deteção, resposta e mitigação das ameaças com uma equipa disponível 24/7.

PME Mag. – Quais são as metas e objetivos a alcançar para o futuro?7

P. M. – Estamos confiantes e ambiciosos para este ano. Queremos alcançar um crescimento de 30% no volume de negócios. Para isto, temos alguns objetivos por onde estamos a guiar a nossa estratégia.

Queremos e estamos certos que com a integração da Slim teremos capacidade e competências para apoiar o canal de parceiros Primavera com os seus clientes.

Ambicionamos também ser o parceiro de referência para os clientes, e para isso, reorganizámos e potenciamos as nossas equipas, com um destaque muito grande no desenvolvimento de software de gestão Primavera e Microsoft.

Outro dos objetivos é alavancar a internacionalização, como já referimos, com o impulso dado pela Slim que nos vai permitir aumentar as exportações.

Estamos certos que, com o percurso que estamos a traçar, iremos conseguir reforçar o nosso posicionamento como um parceiro tecnológico de excelência ao lado dos nossos clientes.