A Fundação AFID Diferença e a Associação Oncológica do Alentejo foram as vencedoras da edição deste ano do Prémio BPI Capacitar, cuja missão é promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou com incapacidade permanente.
A AFID, instituição sediada na Amadora que apoia pessoas com deficiência, crianças e idosos, recebeu um prémio de 50 mil euros que servirá para criar um alojamento de fins de semana para pessoas com deficiência intelectual, de forma a promover a sua autonomia e apoiar os seus cuidadores, bem como para um serviço inovador que inclui atividades artísticas e desportivas, envolvendo parceiros da rede social e empresas locais.
Já a Associação Oncológica do Alentejo, de Évora, recebeu um prémio de 27 mil euros para a criação de uma unidade móvel para apoio ao domicílio a doentes oncológicos que vivam em situação de isolamento e para a disponibilização de cuidados de saúde, como fisioterapia e apoio psicológico, com periodicidade semanal.
Outras 17 instituições receberam menções honrosas. Ao todo, o Prémio BPI Capacitar doou este ano 700 mil euros a 19 instituições.
O BPI Capacitar é um prémio atribuído anualmente desde 2010, tendo já distribuído 3,9 milhões de euros a instituições sem fins lucrativos para a implementação de 125 projetos de inclusão social. Este ano, foram recebidas 305 candidaturas.