Home / Empresas / Apenas 17,3% das empresas em Portugal cumprem prazos de pagamento
empresas
Portugal está entre os países com maior percentagem de empresas incumpridoras (Foto: Unsplash)

Apenas 17,3% das empresas em Portugal cumprem prazos de pagamento

Um estudo publicado esta terça-feira pela Informa D&B, empresa de oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial, revelou que apenas 17,3% das empresas em Portugal pagam dentro dos prazos acordados com os fornecedores.

Segundo o Paydex, indicador da Informa D&B que avalia o número médio de dias de atraso de pagamento face aos prazos acordados com os fornecedores, cerca de dois terços das empresas pagam com um atraso até 30 dias e 7% registam atrasos superiores a 90 dias.

“Durante a pandemia, sobretudo no primeiro ano, os mesmos constrangimentos que provocaram diferenças setoriais significativas no desempenho das empresas agravaram também o comportamento de pagamentos nesses setores mais atingidos. Nos últimos meses de 2020, o setor do alojamento e restauração chegou a ter um agravamento superior a sete dias face ao registado em fevereiro de 2020, baixando depois em 2021, estando atualmente nos 32,8 dias”, pode ler-se no estudo da Informa D&B.

“Os atrasos nos pagamentos são um sinal de debilidade e risco para todo o tecido empresarial. Nos momentos de maior incerteza como o que vivemos é ainda mais importante que as empresas tenham instrumentos que lhes permitam diminuir os riscos quando escolhem os seus parceiros comerciais”, acrescenta Teresa Cardoso de Menezes diretora executiva da Informa D&B.

O Paydex avança ainda que, entre as grandes empresas, apenas 2,4% cumprem os prazos acordados com os fornecedores, com as restantes a pagar com atraso até 30 dias. As microempresas são as que registam maior percentagem de cumpridoras, mas por outro lado, apresentam também a maior percentagem de atrasos superiores a 90 dias e ainda a média mais elevada de dias de atraso.

De acordo com o indicador de risco Delinquency da Informa D&B, que reflete a probabilidade de uma organização registar nos próximos 12 meses um atraso de pagamentos superior a 90 dias face aos prazos acordados, 53 mil empresas têm maior probabilidade de ter atrasos significativos nos pagamentos durante os próximos meses, na sua maioria empresas de reduzida dimensão e que, no seu conjunto, representam metade do valor total por pagar a fornecedores.

Portugal está entre os países com maior percentagem de empresas incumpridoras.