Home / Empresas / Assaltos a empresas aumentam 9% em 2023
tentativas de assalto
De acordo com o barómetro da Securitas Direct, os pequenos negócios são os principais alvos (Fonte: Freepik)

Assaltos a empresas aumentam 9% em 2023

Por: Djeisibel Lopes

Segundo o Barómetro de segurança da Securitas Direct, nos primeiros seis meses de 2023, os assaltos e tentativas de assalto a empresas aumentaram 9% face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o barómetro da Securitas Direct, os pequenos negócios, com cerca de 56% das tentativas de roubo ou intrusão, são os principais alvos. Seguem-se as empresas com 30% das incidências e do setor da indústria, com 14% das tentativas de roubo.

A maior parte das ocorrências registadas no primeiro semestre aconteceram no mês de junho, com um aumento de 35% de incidentes face ao mesmo período de 2022.

A maior parte das tentativas de assalto registadas no período em análise foram nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, sendo a segunda-feira o dia com mais tentativas de roubo e quarta-feira o dia com menos registos de incidentes.

É no comércio que existe uma maior circulação de dinheiro e de produtos facilmente monetizáveis, o que justifica que este tipo de negócios tenha maior potencial de ser alvo de assaltos e tentativas de assalto”, explica Luís Quintino, diretor de operações da Securitas Direct em Portugal.

O responsável alerta para a importância da aposta em elementos eletrónicos dissuasores, como um alarme ou um sistema de videovigilância ligado a uma central de alarmes, para segurança dos negócios na ausência dos colaboradores.

Para a realização do estudo, foi considerado o número de incidências registadas pela Central Recetora de Alarmes da empresa, que gere mais de 1.000.000 de dispositivos em Portugal e permanece ativa 24 horas por dia durante 365 dias por ano.