Home / MERCADO / Economia / Aveiro é palco da conferência do Fórum PME Global Ageas
Ageas Seguros Fórum PME Global 2021 oradores Aveiro economia gestão de risco empresas marketing
Painel de oradores da segunda conferência do Fórum PME Global 2021 (Foto: Divulgação)

Aveiro é palco da conferência do Fórum PME Global Ageas

A Ageas Seguros, em parceria com a Ordem dos Economistas, realizou a segunda conferência do Fórum PME Global de 2021. O evento decorreu na passada quinta-feira, dia 1 de julho, e teve lugar na cidade de Aveiro. Ao longo da sessão foram discutidos alguns dos problemas e desafios que as PME enfrentam atualmente.

O ciclo de conferências Ageas Seguros, em parceria com a Ordem dos Economistas, tem como objetivo abordar os desafios e problemas enfrentados pelas PME em Portugal. Foi na semana passada, dia 1 de julho, que a segunda conferência do projeto Fórum PME Global 2021 teve lugar, na cidade de Aveiro. O evento decorreu em formato maioritariamente digital, contando já com alguma assistência. A discussão foi conduzida pelo jornalista Camilo Lourenço e contou ainda com diretores e representantes dos setores empresariais e de marketing.

Durante a conferência, que durou pouco mais de uma hora e meia, foram discutidos tópicos como o enquadramento, a estratégia e a competitividade da economia da região de Aveiro, da importância para a prevenção e a gestão do risco e, ainda, um debate sobre o panorama atual das PME no que respeita à produtividade nas empresas.

O enquadramento da sessão ficou a cargo de António Cunha, presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Economistas, que chamou a atenção para o facto de que “a melhor economia é a preventiva”. Destacou, também, a importância da região como sendo um local de oportunidades para os empresários e a necessidade de criar nas crianças o gosto pela tecnologia.

Também Alexandra Catalão, a diretora de Marketing da Ageas Seguros, chamou a atenção para a importância de investir nas análises de risco e, consequentemente, nos seguros. Segundo a própria, “uma empresa que tem uma cultura de gestão de risco e que promove essa cultura, tem um aspeto diferenciador e que retém colaboradores”.

Para falar sobre os desafios atuais, marcaram presença personalidades da área empresarial como Abel Aguiar, diretor executivo para parceiros e PME da Microsoft Portugal, Ana Margarida Souto, Country Manager da BH Fitness Portugal, Alcino Lavrador, diretor geral da Altice Labs, Fernando Castro, presidente da AIDA CCI, Gustavo Barreto, diretor geral de distribuição e marketing na Ageas Seguros e, ainda, Rémy Silva, CFO da Rodi Industries.

Sobre os desafios, foi de consenso geral que a maior dificuldade está na entrega de materiais, pois muitas vezes o prazo de entrega dos mesmos é superior a 50 semanas. Para além disso, os custos dos materiais e, como resultado, dos produtos finais, aumentaram, especialmente no último ano.

A proximidade das empresas com os alunos do ensino universitário, com os clientes e colaboradores, foram também tópicos discutidos. Percebeu-se que é importante criar e manter estas relações, não só para dar continuidade ao negócio de futuro, através de nova mão-de-obra, mas também para garantir a fidelização dos clientes e dos trabalhadores.

Relativamente aos próximos eventos inseridos no ciclo de conferências da Ageas, sabe-se que serão feitos mais dois Fóruns, com data e formato a anunciar em breve.