Por: Maria Carvalhosa
A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5% para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano. O investimento foi anunciado esta terça-feira.
“A fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro, o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”, avançou Carlos Ribas, o representante da Bosch em Portugal, em conferência de imprensa no Porto.
Com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa para este ano “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal.”
Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar.