Quarta-feira, Julho 15, 2026
InícioExportaçãoCabo Verde Digital e Venture Capital for Africa assinam parceria para impulsionar...

Cabo Verde Digital e Venture Capital for Africa assinam parceria para impulsionar Startups

Por: Ana Vieira


Com o objetivo de acelerar o ecossistema de tecnologia, inovação e startups em Cabo Verde, a Cabo Verde Digital, uma plataforma do Governo, assinou um Memorando de Entendimento com o Venture Capital for Africa (VC4A).

A Cabo Verde Digital surgiu para implementar iniciativas digitais públicas, como a escola de codificação para jovens, bolsas de estudo para a criação de empresas ou atribuição de apoio na atração de nómadas digitais para o país.

Quanto ao Venture Capital for Africa, trata-se de um dos principais construtores de ecossistemas que aproveita sua infraestrutura e know how para a criação de programas que contribuem para o movimento global de startups, atuando em vários países, particularmente em África.

A assinatura deste memorando, realizada no dia 9 de março, aconteceu no âmbito da 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem, na cidade da Praia, Cabo Verde.

Uma ação, no seguimento da participação da Cabo Verde Digital, na Web Summit Lisboa, onde a PME Magazine também esteve presente.

A maior conferência da Europa em tecnologias, realizada em novembro, na cidade de Lisboa, contou, entre as centenas de iniciativas, com a participação de 10 startups cabo verdianas e 10 da diáspora.

Na ocasião, Pedro Lopes, secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, destacou o capital humano que existe no país, convidando jovens e empresários a regressar.

“O país pode-se desenvolver através do vosso talento, do nosso capital humano”, e o digital “permite-nos alavancar o sonho da nação cabo verdiana”, discursou Pedro Lopes, na Web Summit.

Convidando nómadas digitais e empresas tecnológicas a olhar para o país, o secretário da pasta da Economia Digital considerou ainda que “quem escreverá o futuro da nossa terra somos nós, e queremos fazê-lo com a caneta da inovação e com a tinta da responsabilidade”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category