Home / Internacional / Marca de gelados Swee participou na maior feira de produtos saudáveis dos EUA
Swee na Expo West 2024
Diogo Valente, co-fundador da Swee, Cory, (Bristol Farms) e Tiago Rebelo, co-fundador da Swee (Fonte Divulgação)

Marca de gelados Swee participou na maior feira de produtos saudáveis dos EUA

Por: Ana Vieira


A marca de gelados portuguesa Swee participou na Expo West 2024 Califórnia, na maior feira de produtos saudáveis dos Estados Unidos da América, de 12 a 16 de março.

Num balanço feito à PME Magazine, Tiago Rebelo, co-fundador da startup portuguesa, destaca a aposta na criatividade, perante um budget mais limitado. “Temos a vantagem que comercializamos gelados, um produto que felizmente a maioria das pessoas gosta e quer provar”, mas num evento que reúne mais de três mil marcas, as estratégias foram reforçadas.

Swee na Expo West 2024


Não ter cadeiras no stand ou disponibilizar um mural com as marcas desejadas, foram algumas das dinâmicas usadas, como explica em detalhe Tiago Rebelo.

“Pode parecer um pouco absurdo, mas acreditamos que eliminar as cadeiras num evento promove o dinamismo e a energia. Estávamos sempre inquietos e atentos na busca de dar mais uma amostra. Confirmamos que, em stands vizinhos, alguns founders acomodavam-se às cadeiras e não interagiam com tanta frequência”, constatou Tiago Rebelo.

Outra dinâmica que obteve resultados foi o mural com a identificação das empresas desejadas. «Criamos o mural “Wanted” que consistia em recriar os cartazes tipicamente americanos dos “I Want You” em que colocámos os logotipos das cadeias em que tínhamos interesse. Correu muito bem por ser algo diferente e criativo e que gerou memorabildiade na cabeça dos gestores de categoria por ser algo personalizado para cada um deles».

A personalização do outfit dos colaboradores da Swee focou-se na provocação saudável. «Éramos uma equipa de 7 pessoas e sabíamos que podíamos nos dar ao luxo de ser móveis. Como tal, estampámos nas costas das T-shirts a seguinte frase: “Imagine that you could eat 10 of me, instead of just 1. Now you can. It’s called Swee. Try me at booth #8312».


Elaboração de dossier com perfil de cada cadeia de restauração

Antes do evento, a preparação demorou cerca de três meses. “Sabíamos que tínhamos que ter uma abordagem à Expo West muito pró-ativa para nos destacarmos e, para além das ações que descrevi acima, passámos cerca de três meses a elaborar um dossier interno com o perfil de cada cadeia. Por retalhista, podíamos encontrar o nome e fotografia do buyer, para estarmos atentos às pessoas que passavam, distribuidores utilizados, excertos de entrevistas dadas, numero de pontos, marcas presentes na cadeia e pricing médio no linear”.

Quanto à aposta de sabores para degustação na Expo West, foi a mesma já disponível em Portugal e no país, onde a Swee já tem presença: Chocolate Cake with Brownies, Tasty Caramel with Brownies, Vanilla Marshmallow with Cookies, Cookie Dough e Date Night Fondue (morango com pepitas de chocolate).


Perspetivas positivas para a presença da marca nos EUA

“Aconteceu pessoas virem de propósito ao nosso pavilhão conhecerem-nos por termos sido falados em pavilhões vizinhos e isso dá-nos segurança que acertamos na abordagem”, conclui um dos fundadores da marca de gelados saudáveis, considerando que as “perspetivas quanto ao futuro da Swee no mercado americano são boas”.

Whole Foods, Costco, Target, Bristol Farms, ShopRite, Wegmans, Giant Eagle, foram alguns dos retalhistas com quem a Swee estabeleceu contactos. Na mira, estão já “duas reuniões marcadas nos EUA para o mês de abril. Sabemos que estes primeiros contactos são importantes, mas não são suficientes. Estamos agora focados em dar seguimento às conversas para conseguirmos extender a presença da Swee no mercado americano”.

À PME Magazine, Tiago Rebelo realça ainda o apoio “incrível que tivemos dos portugueses”, comprovado nas mais de oito mil pessoas que acompanharam a startup portuguesa durante as montagens e os quatro dias de evento, através das lives no Tik Tok.