Home / Empresas / Cofina lança OPA de 100% sobre a dona da TVI
dona da tvi

Cofina lança OPA de 100% sobre a dona da TVI

A Cofina anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 100% da Media Capital, grupo dono da TVI.

O anúncio foi feito em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no qual o grupo que detém a CMTV se propõe a pagar 41,5 cêntimos por cada ação da Media Capital, num investimento que pode chegar aos 35 milhões de euros, avança a edição online do Expresso.

A oferta é feita em duas parcelas: uma sobre 5,3% do capital, que não está nas mãos da Prisa nem do empresário português Mário Ferreira, que recentemente entrou no capital da dona da TVI; outra sobre 94,7% do capital, que inclui as participações da Prisa e de Mário Ferreira.

Recorde-se que, já no final de 2019, a Cofina anunciou que iria comprar a Media Capital em duas fases: primeiro para adquirir os 95% de capital da Prisa e da produtora Plural e para a assunção de dívida de 85 milhões; e depois, através de uma OPA aos restantes 5% de capital, nas mãos de outros acionistas.

O grupo detentor do Correio da Manhã garantia fazer a operação inicial através de um aumento de capital de 85 milhões de euros, cancelado quando faltavam apenas três milhões de euros para o objetivo, o que acabou por deitar a operação por terra.

Entretanto, Mário Ferreira deixou de ser parceiro da Cofina e avançou para a compra de 30% da Media Capital por 10,5 milhões de euros.

O anúncio da OPA surge depois de a Cofina ter revelado que registou menos 20% de receitas no primeiro semestre do ano.