Sexta-feira, Maio 9, 2025
InícioEmpresasDesfibrilhador inovador envia coordenadas GPS

Desfibrilhador inovador envia coordenadas GPS

Por: Mafalda Marques

Com a proposta de lei de obrigatoriedade do uso de desfibrilhadores em recintos públicos, surgiu uma oportunidade de negócio. Conheça a Almas Industries, PME portuguesa que inova pela segurança da parceria feita com a Cruz Vermelha Portuguesa.

PME Magazine – Como surgiu a ideia deste desfibrilhador?
Paulo Barros – Fruto da principal identidade da empresa, a segurança, e de constatarmos que as doenças cardiovasculares eram e iriam continuar a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo, decidimos implementar em Portugal a solução de cardioproteção conectada, desenvolvida e patenteada pelo nosso grupo, diversificando o nosso portefólio de soluções de segurança. O desfibrilhador DOC incorpora um módulo capaz de realizar comunicações e de enviar coordenadas GPS.

Com esta evolução tecnológica tornou-se no único  desfibrilhador inteligente, conectado a uma central de teleassistência, incorporando no próprio equipamento um intercomunicador por onde um operacional treinado irá comunicar com o utilizador no momento de socorro para o auxiliar e, em simultâneo, emitir as coordenadas exatas do local da vítima aos serviços de emergência médica. O DOC realiza também, de forma bidiária, testes de  monitorização remota do equipamento, assegurando o seu correto funcionamento.

PME Magazine – Como surgiu a parceria com a Cruz Vermelha?
P. B. – Quando decidimos lançar o desfibrilhador DOC em Portugal, sabíamos desde o início que o parceiro que queríamos para o serviço de teleassistência era a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). A preferência pela CVP deve-se à sua vasta experiência na realização de serviços de teleassistência, à sua missão nobre enquanto instituição, pois está no ADN da empresa a preocupação constante com projetos sociais, e à notoriedade que a mesma representa junto da população.

A parceria é ainda mais abrangente, pois também são o nosso parceiro para as formações em suporte básico de vida com DAE [n. d. r. Desfibrilhação Automática Externa], através da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha  Portuguesa.

 

Leia esta reportagem na íntegra na edição de janeiro da PME Magazine.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category