Home / Empresas / DGRM lança concurso para Centro de Controlo do Mar
DGRM
Os dois centros de controlo passarão a existir no mesmo espaço (Foto: Divulgação)

DGRM lança concurso para Centro de Controlo do Mar

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou um concurso para a implementação do Centro de Controlo do Mar (CMAR), que irá localizar-se nas instalações da DGRM no Campus da Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos.

O anúncio do concurso foi publicado em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), tendo como preço base 1,4 milhões de euros, acrescidos de IVA, contando com financiamento do Programa Operacional MAR2020.

De acordo com o comunicado enviado pela DGRM, pretende-se implementar um novo centro de controlo que melhore e explore as sinergias da instanciação das obrigações de Estado na monitorização e controlo da frota nacional de pesca, e das obrigações de Estado no controlo de tráfego marítimo costeiro e monitorização dos navios da marinha mercante de bandeira portuguesa.

Com isto, maximizam-se as condições de operação 24 horas por dia e sete dias por semana, num espaço partilhado e com os dois serviços a usufruírem de mais meios e melhores infraestruturas físicas e tecnológicas.

Para além de se conseguirem melhorar as condições de operação e de supervisão, segundo o comunicado, são otimizados os investimentos e os custos de funcionamento através da partilha de comunicações e de todo o hardware e serviços.

“Com o CMAR será também melhorada a cooperação e partilha de dados com o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), com o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) da Marinha, com a Força Aérea, entre outras entidades nacionais com competências ou participação nas questões marítimas, bem como no quadro de partilha da informação (CISE) no domínio marítimo da EU”, lê-se no comunicado.

Os dois centros de controlo passarão a existir no mesmo espaço, mantendo as suas funções complementares, partilhando o mesmo edifício, informações, procedimentos, comunicações, fornecimentos e o mesmo Data Center que foi construído de raíz.