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286 pedidos de patentes foram apresentados ao IEP (Foto: Pexels)

DHL Global Connectedness Index assinala que globalização foi resiliente durante a pandemia

A DHL e a NYU Stern School of Business divulgaram a atualização de 2021 do DHL Global Connectedness Index, que revela que houve uma resiliência dos fluxos globais positiva do ponto de vista da recuperação.

Ainda que existam diferentes tendências entre tipos de fluxos, o DHL Global Connectedness Index diminuiu em 2020 e parece vir a aumentar em 2021. No entanto, o “teste de stress” da Covid-19 revelou vulnerabilidades de longa data que exigem cautela, de acordo com o comunicado enviado pela DHL.

“Muitos temiam que a crise global pudesse colocar em risco o progresso da globalização. Temos vindo a analisar os vários fluxos internacionais em todo o mundo há anos e, após um ano e meio de pandemia, podemos agora assegurar com segurança: a pandemia não causou o colapso da globalização”, refere John Pearson, CEO da DHL Express.

“Após as quedas iniciais em 2020, o DHL Global Connectedness Index já está de novo a subir este ano. O comércio tem fornecido uma tábua de salvação para países em todo o mundo, e a DHL Express tem desempenhado um papel fundamental em áreas que vão desde a distribuição de vacinas ao e-commerce”, concluiu.

Depois de uma queda significativa no início da pandemia, o comércio de mercadorias recuperou para um nível acima do seu nível pré-pandémico antes do final de 2020, estabelecendo recordes, constata o comunicado.

“A resiliência dos fluxos globais é uma boa notícia, porque um mundo conectado oferece as melhores perspetivas para uma recuperação forte e sustentável da pandemia de Covid-19. Quando surge uma crise, muitos de nós sentimos naturalmente um forte impulso para permanecermos atrás das fronteiras. Mas quanto mais externo é o desafio, mais urgente se torna recorrer às melhores ideias e recursos locais e além fronteiras”, afirma Steven A. Altman, investigador Sénior na NYU Stern e Diretor da Iniciativa sobre Globalização da DHL.

No relatório mostra-se como os decisores políticos podem impactar ativamente a conectividade dos seus países, examinando cinco países (México, Países Baixos, Serra Leoa, Emirados Árabes Unidos e Vietname).