Home / Empresas / Ambiente / EDP encerra central de carvão de Sines em 2021
central de carvão sines
Foto de arquivo (Foto: Pixabay)

EDP encerra central de carvão de Sines em 2021

A EDP anunciou, esta terça-feira, que vai encerrar a central de carvão de Sines em janeiro de 2021.

Em comunicado, a elétrica portuguesa referiu que a central de Sines “não produz energia desde janeiro 2020” e que “é hoje entregue uma declaração de renúncia à licença de produção, para encerramento em janeiro de 2021”.

A declaração foi entregue, esta terça-feira, à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“Até esta data, a central produzirá o estritamente necessário para a queima do carvão armazenado”, adianta o comunicado.

Segundo a EDP, a decisão foi tomada “num contexto em que a produção de energia depende cada vez mais de fontes renováveis”.

“Além disso, com o crescente aumento dos custos da produção a carvão, aliado a um agravamento da carga fiscal, e com a maior competitividade do gás natural, as perspetivas de viabilidade das centrais a carvão diminuíram drasticamente”, acrescenta o comunicado.

A elétrica adianta que está a “avaliar o desenvolvimento de um projeto de produção de hidrogénio verde em Sines, em consórcio com outras empresas”.

Já em Espanha, a EDP vai encerrar a central de Soto de Ribera (346 megawatts) e que a central de Aboño será alvo de modificação no seu uso: o grupo 1 (342 MW) será alvo de conversão de carvão para gases siderúrgicos até 2022. O grupo 2 (562 MW) ficará a funcionar como central de retaguarda.