Home / Empresas / Como os empresários devem planear o final do ano sem stress
empresários stress pme magazine

Como os empresários devem planear o final do ano sem stress

Saiba como passar o mês de dezembro com menos stress.

 

O fim do ano pode ser caótico para os empresários. Pode haver mais oportunidades de venda, mas também os compromissos orçamentais aumentam. O novo ano deve ser preparado com cautelas, mas a azáfama é grande o que pode causar stress excessivo.

A revista brasileira Exame dá quatro conselhos para que lide com esta pressão final com a máxima naturalidade, sem ter de deixar tudo para o último minuto.

  1. Avalie o seu trabalho – faça uma lista das coisas que correram mal durante o ano, de forma que em 2017 tente não cometer os mesmos erros. “Se o empreendedor não aprender com os erros deste ano, eles irão aparecer no ano seguinte. Sem paciência e uma visão de longo prazo, o empreendimento logo irá perder competitividade frente às melhorias de outros negócios”, alerta Victor Barcala, professor brasileiro de gestão e vendas.
  2. Siga o exemplo de outros empreendedores – se há empresários que o inspiram então não tenha problema em olhar para eles e seguir o que eles fazem. “O empreendedor deve analisar se alguém planeou mais do que ele, ou se cometeu algum erro que ele ainda não tenha cometido. Das duas formas, ele começa 2017 menos fragilizado”, defende João Roncati, diretor da consultora People+Strategy.
  1. Defina as prioridades – como sempre, há tarefas que são mais importantes e outras menos, portanto é importante definir aquelas que têm prioridade. “Se houver algum grande fornecedor ou banco a pagar, que pode impedir que sua empresa continue, coloque isso como prioridade”, vinca Barcala.
  2. Planeie o novo ano – agora que conseguiu arrumar 2016, está na hora de planear como será o seu 2017. Defina objetivos tangíveis para que o próximo ano não comece no vazio, mas com linhas claras de como irá funcionar.