Home / MERCADO / Economia / Estudo revela um aumento de 6,3% na criação de novas empresas em Portugal
Informa D&B
Foram criadas 27 385 novas empresas no 1º semestre de 2023 (Fonte: Freepik)

Estudo revela um aumento de 6,3% na criação de novas empresas em Portugal

Por: Djeisibel Lopes

As últimas informações do tecido empresarial partilhadas pela Informa D&B mostram que houve um crescimento de 6,3% na criação de empresas em Portugal face ao período homólogo de 2022.

Os valores atuais estão apenas a 0,6% do registo do 1º semestre de 2019 que foi considerado o melhor ano na criação de empresas.

Segundo a análise da Informa D&B, o setor dos transportes representa 12% no total das novas empresas no semestre, seguido de empresas da construção, alojamento e restauração, grossistas, serviços gerais e energias e ambiente que também contribuíram com a criação de empresas no ano passado.

Por outro lado, destaca-se o principal setor exportador nacional que teve uma queda de 7,3% na criação de novos negócios no 1º semestre de 2023.

O relatório mostra que as insolvências aumentaram 14% em comparação com o 1º semestre de 2022. Com um aumento de 62%, o setor da construção representa mais de metade da subida total do semestre.

Em termos absolutos, as indústrias são o setor com maior número de novos processos de insolvência, com um crescimento de 19% face ao período homólogo.

Em 2020 e 2021, os encerramentos de empresas atingiram valores mínimos devido à pandemia. Nos últimos 12 meses, mais de metade dos setores de atividade registam um aumento nos encerramentos face aos 12 meses anteriores.