Home / Empresas / Feira do Livro de Lisboa arranca com limite de três mil pessoas
feira do livro
Foto de arquivo (Foto: Pixabay)

Feira do Livro de Lisboa arranca com limite de três mil pessoas

A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa arranca, esta quinta-feira, às 17h00, no Parque Eduardo VII, sob fortes medidas de prevenção ao contágio por Covid-19

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá inaugurar o certame esta tarde, que terá um limite de três mil pessoas no recinto, monitorizado nos pórticos por elementos da organização, seguranças privados e agentes da PSP, adianta a edição online do Jornal Económico.

O plano de contingência da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) prevê, ainda, uma sala de isolamento, onde serão encaminhadas as pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19.

A organização refere, ainda, que irá informar o público que não é permitida a entrada de pessoas que tenham estado doentes ou que tenham tido contacto com algum caso confirmado de Covid-19 nos últimos 14 dias.

O recinto terá, também, dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou de gel desinfetantes. O uso de máscara ou viseira é obrigatório.

Foram eliminados todos os espaços fechados, foi aumentado o espaço entre os expositores e foi excluída da programação cultural as atividades que favoreçam o contacto físico, como as animações com mascotes ou animadores.

Os lançamentos de livros, apresentações, debates ou conferências terão de realizar-se num dos três auditórios oficiais da Feira do Livro, sendo a lotação controlada à entrada.

A APEL recomenda, ainda, a redução das transações em dinheiro e o recurso a pagamentos automáticos digitais sem contacto

Esta será a segunda maior edição do evento de sempre, com 310 pavilhões e 638 chancelas editoriais.

A inauguração contará, ainda, com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e com a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

A Feira do Livro estará aberta de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 22h00, sextas e sábados, entre as 11h00 e as 00h00, e aos domingos, entre as 11h00 e as 23h00, até ao dia 13 de setembro.

Esta sexta-feira, terá também início a Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal. O evento conta com 120 pavilhões e um limite de 3500 pessoas e decorre também até 13 de setembro.