Home / MERCADO / Economia / Fórum para a Competitividade prevê crescimento da economia em 4%
economia portuguesa 2021
Esta é a segunda crise económica em Portugal em apenas dez anos (Foto: Pixabay)

Fórum para a Competitividade prevê crescimento da economia em 4%

A entidade acredita que a recuperação da economia portuguesa será mais lenta do que a previsão apontada pelo Governo no Orçamento do Estado para 2021. Na pior das hipóteses, o crescimento será de apenas 1%.

O Fórum para a Competitividade revela que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português poderá alcançar, no máximo, os 4% até ao final do ano, valor inferior aos 5,4% perspetivados pelo Governo. Esta recuperação será mais lenta devido à crise económica provocada pela pandemia em 2020, que contribuiu também para uma queda do PIB entre os 8% e os 10% neste mesmo ano.

Numa nota divulgada, a instituição esclarece que “é muito provável que o crescimento económico de 2021 seja ainda muito limitado no primeiro semestre, mas deverá ganhar força ao longo do ano”, com a crescente disseminação das vacinas e as novas políticas orçamentais e monetárias impostas dentro da Zona Euro.

De acordo com o Fórum para a Competitividade, o ano de 2021 será marcado por uma recuperação económica no setor do turismo e pelo aumento da confiança tanto dos consumidores como dos empresários.

Para a entidade, a pior das previsões indica um crescimento do PIB de apenas 1% em 2021, como consequência das “fragilidades especificamente portuguesas” dentro do cenário europeu de recuperação. Neste ponto, o Fórum destaca as contas públicas “frágeis”, a recessão económica em Espanha – um dos grandes parceiros comerciais de Portugal – e a “dependência muito significativa do turismo”.

No caso de os pontos percentuais de queda do PIB em 2020 coincidirem com as previsões do Fórum para a Competitividade, a instituição destaca que esta foi uma “década de destruição de riqueza” para Portugal, que se encontra a atravessar a segunda crise económica em apenas dez anos.