Home / Empresas / Galp e Northvolt lançam joint venture para o lítio
galp
A aliança representa um investimento inicial de 700 milhões de euros (Foto: Pexels)

Galp e Northvolt lançam joint venture para o lítio

A Galp Energia e a sueca Northvolt anunciaram, esta terça-feira, 14 de dezembro, uma aliança para a exploração do lítio em Portugal, aliança essa que se traduz na criação de um joint venture (empresa conjunta), de nome Aurora.

A apresentação do projeto industrial contou com a presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, revelando o objetivo de criar em Portugal “a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa”, estimando-se uma produção anual de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio.

Andy Brown, CEO da petrolífera nacional, afirmou: “Este é um momento significativo para a Galp e para o país, bem como uma oportunidade única para reposicionar a Europa como líder na cadeia de valor das baterias de lítio, que está a crescer exponencialmente”.

Alguns detalhes ainda estão por definir, como por exemplo a localização da refinaria de lítio, contudo, Paolo Cerruti, cofundador e chief operating officer da Northvolt, referiu na apresentação do projeto: “Existem múltiplas opções em avaliação, incluindo no norte do país. Há um local preferencial, mas está dependente da avaliação de vários critérios, incluindo o impacto ambiental”.

A aliança representa um investimento inicial de 700 milhões de euros e a criação de 1500 empregos diretos e indiretos, sendo que a produção de lítio para baterias de veículos elétricos deverá começar em 2025, com a operação comercial do negócio a iniciar em 2026.