Home / Empresas / Governo antecipa teletrabalho obrigatório e encerramento bares e discotecas
antonioncosta discotecas
António Costa apresentou novas medidas de contenção da pandemia (Foto: D. R.)

Governo antecipa teletrabalho obrigatório e encerramento bares e discotecas

O Governo decidiu antecipar algumas das medidas já previstas para a semana de contenção, entre 1 e 9 de janeiro, de forma a tentar travar a evolução da pandemia da Covid-19. Assim, o teletrabalho obrigatório e o encerramento de bares e discotecas, creches e ATL terão início à meia-noite do dia 25 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros extraordinário que decorreu esta terça-feira. Além do teletrabalho obrigatório e encerramento dos estabelecimentos de ensino, também os bares e discotecas irão novamente encerrar a partir do dia 25, tendo o chefe do Governo anunciado que serão dados apoios de compensação às empresas obrigadas a encerrar neste período.

Além destas medidas, passa a ser obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19 para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, casamentos, batizados, eventos empresariais, culturais e recintos desportivos.

“Para os dias de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro), serão introduzidos testes negativos obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano, proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública”, acrescentou o primeiro-ministro.

Além disso, o Governo vai aumentar de quatro para seis o número de testes antigénio à Covid-19 que será possível realizar por mês nas farmácias aderentes.