Home / Oportunidades / Governo pede ideias para o Orçamento do Estado 2017
orçamento suplementar os mais mediáticos António Costa papel zero sanções orçamento do estado 2017
António Costa, primeiro-ministro (Foto: Governo de Portugal)

Governo pede ideias para o Orçamento do Estado 2017

Orçamento do Estado 2017 terá uma verba dedicada aos projetos que os cidadãos escolherem.

 

O primeiro-ministro, António Costa, quer que os portugueses contribuam para o Orçamento do Estado 2017 (OE2017), pelo que irá pôr em prática o Orçamento Participativo ainda este ano.

Depois de o fazer enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa eleva agora a ideia do Orçamento Participativo ao Governo central, onde os portugueses poderão escolher já no próximo OE2017 projetos seus, em quatro áreas – agricultura, ciência, cultura e educação e formação de adultos.

Segundo adianta o Diário de Notícias, os projetos do Orçamento Participativo Nacional (OPN) serão de âmbito nacional (um) e de âmbito territorial, supralocal.

O anúncio do OPN será feito esta tarde pelo chefe do Governo, desconhecendo-se para já a verba que será disponibilizada para os projetos.

Em declarações ao DN, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, disse esperar que esta iniciativa gere “projetos que liguem territórios”.

“Os orçamentos participativos têm uma componente de reforçar os laços de confiança entre eleitos e eleitores – e foi também esse princípio que levou à inclusão deste Orçamento Participativo nacional no programa de Governo, no capítulo da qualidade da democracia”, acrescentou.