Home / Empresas / Acordo entre Greenvolt e KKR de aceleração de projetos de energias renováveis
Acordo entre Greenvolt e KKR
O investimento realizado vai permitir um crescimento mais acelerado da Greenvolt, de forma a potenciar novas oportunidades de negócio (Fonte: Freepik)

Acordo entre Greenvolt e KKR de aceleração de projetos de energias renováveis

Por: Marta Godinho 

O fundo global de infraestruturas gerido pela Kohlberg Kravis Roberts (KKR) e a Greenvolt de energias renováveis criaram um acordo para a subscrição pela KKR da emissão de obrigações no valor de 200 milhões de euros possíveis de converter em ações. O investimento realizado vai permitir um crescimento mais acelerado da Greenvolt, de forma a potenciar novas oportunidades de negócio.

Na assinatura do acordo que já conta com a aprovação do grupo de acionistas detentores da maioria do capital e dos direitos de voto da Greenvolt, os mesmos representantes da empresa de energias renováveis reforçaram a capacidade de execução dos projetos de energias renováveis, abrindo a porta a novas oportunidades a explorar em conjunto e anunciaram o compromisso para com a operação a realizar e a nomeação de um não-executivo adicional para a administração da empresa.

As obrigações por parte da Greenvolt neste acordo, que não serão admitidas à negociação na Euronext Lisbon, aplicam-se com uma taxa de juro anual de 4,75%, sendo que a maturidade destes títulos é de sete anos com a possibilidade da conversão em ações ordinárias no final do terceiro ano por parte da mesma. O preço da conversão destes títulos em ações centrou-se nos 10 euros que implica um prémio de 25% acima do preço médio colocado pelas ações da Greenvolt cotadas na Euronext Lisbon nos 47 dias anteriores à celebração do acordo. Com o valor de conversão final definido, a Greenvolt fica avaliada em 1,39 mil milhões de euros.

“Esta é uma operação de extrema relevância para a Greenvolt, na medida em que vemos na KKR não apenas um investidor estratégico, que reconhece o potencial da empresa, mas também um parceiro, que acredita na estratégia que definimos, isto ao mesmo tempo que possibilitará acelerar ainda mais o cumprimento dos compromissos assumidos”, afirma João Manso Neto, CEO da Greenvolt.

“Estamos muito entusiasmados em fazer desta a parceria que dará suporte à estratégia de criação de valor no setor das energias renováveis, fornecendo 100% de energia verde através de múltiplas tecnologias em várias geografias. Vemos uma grande oportunidade para a Greenvolt na biomassa, na energia eólica e solar de larga escala e na geração distribuída, e este investimento está alinhado com o compromisso da KKR para dar novos passos rumo à importante transição energética”, reforça Vincent Policard, partner da KKR e codiretor de infraestruturas para a Europa.

Irá realizar-se uma assembleia geral ordinária a 31 de maio de forma a possibilitar a aprovação por parte dos acionistas da Greenvolt sobre esta matéria de obrigações.