Home / Oportunidades / FINANCIAMENTO / Seis inovações académicas prontas para o mercado
Inovações académicas
Este programa destina-se a projetos de investigação académica com potencial de negócio (Fonte: Divulgação)

Seis inovações académicas prontas para o mercado

Por: Marta Godinho 

Com lugar no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde no Porto, no dia 9 de fevereiro às 14h30, na edição Norte do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia BfK Innov@Rise, serão apresentadas seis novas inovações académicas no DemoDay do BfK INNOV@Rise promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Este programa destina-se a projetos de investigação académica com potencial de negócio, de forma que se possam apresentar ao mercado de forma estruturada.

Os projetos a apresentar nesta sessão são o PURR.AI que é uma plataforma de inteligência artificial ao serviço de doenças neurológicas que se baseia numa estratégia multiescala holística baseada em dados inteligentes e algoritmos de “deep learning” para simplificar o processo de desenvolvimento de fármacos. A EARLY, uma plataforma de bacteriófagos – vírus que infetam bactérias – para o diagnóstico precoce da doença de  Alzheimer. O ClasDAC, um serviço de leitura radiográfica automática para diagnóstico e certificação da Displasia da anca em cães jovens e adultos, de forma a dar aos veterinários a oportunidade de reagir cedo, para que possam parar a progressão da doença, prevenir o sofrimento dos cães e evitar a eutanásia. A BALVIA, um ecossistema inovador para apoio na administração de medicamentos, promoção de qualidade de vida, bem-estar e comunicação. A notEggo, que no setor agroalimentar apresenta uma alternativa vegetal ao ovo, sem perder as suas caraterísticas naturais. E, por fim, a Kendir Studios, que na área de gaming, protagoniza jogos e ambientes digitais de apoio à aprendizagem e ensino.

Todos os projetos foram acompanhados por mentores especializados, com capacitação intensiva com desenvolvimento em negócio e treinos de pitch para projetar os mesmos na entrada ao mercado. O BfK INNOV@Rise ainda vai disponibilizar 45 mil euros em prémios monetários (três mil euros por projeto) para o desenvolvimento da prova de protótipo dos mesmos.

“A capacitação destes projetos e a transferência do conhecimento para o tecido empresarial é algo, como temos dito em várias ocasiões, essencial para a transição para uma economia mais sustentável, mais resiliente a crises e que permite afirmar Portugal como um país inovador. Este programa é, por isso, muito importante no apoio ao empreendedorismo nacional e a ANI vai continuar a acompanhar estes projetos e a apoiar a sua entrada no mercado, porque acredita no seu potencial de negócio”, afirma João Mendes Borga, administrador da ANI.

O BfK INNOV@Rise está a apoiar mais de 60 empreendedores com projetos académicos que pretendem entrar no mercado. Ademais, este programa vai dinamizar os DemoDays da edição Alentejo e Centro, a ocorrer nos dias 16 de fevereiro e 23 de março, em Évora e Coimbra, respetivamente.

É de reforçar que o projeto é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.