Home / Sustentável / Governo investe 176 milhões de euros para travar erosão costeira
Aveiro erosão costeira
Governo quer travar erosão costeira

Governo investe 176 milhões de euros para travar erosão costeira

Ministro do Ambiente sublinha que travar erosão costeira é “causa nacional”.

 

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou, esta sexta-feira, que Portugal vai investir 176 milhões de euros nos próximos quatros anos para travar o recuo da costa.

Apresentando o documento Litoral XXI – Governança e Plano de Ação, em Vagos, Aveiro, o ministro sublinhou que “em toda a Europa, o litoral português é o mais frágil dos territórios”.

Matos Fernandes considerou que a proteção dos 987 quilómetros de costa é uma “causa nacional”, apelando a autarcas e representantes de comunidades intermunicipais a juntarem-se ao Governo nesta causa.

A primeira zona do país a beneficiar deste investimento será entre Costa Nova e Vagueira, onde será feita a recarga das praias com dois milhões de metros cúbicos de inertes provenientes do Porto de Aveiro. A obra custará mais de seis milhões de euros e terá início em novembro, devendo estar concluída em janeiro de 2018.

Ainda para 2017 estão previstas intervenções nas praias de Granja e Valadares (Gaia), Espinho e Cortegaça (Ovar), Figueira da Foz e Nazaré.

Estas intervenções totalizam 57 milhões de euros e abrangem 13 concelhos, estando ainda previstas outras 20 intervenções em 17 concelhos, no valor de 12 milhões de euros – no âmbito do programa comunitário PO SEUR.