Home / Empresas / Exponor mais sustentável é visitada por 300 mil pessoas em 2022
Exponor
As novas ações sustentáveis implementadas levaram a empresa a reduzir 72% dos gastos de eletricidade e 36% do consumo de água, relativamente a 2017 (Foto: Divulgação)

Exponor mais sustentável é visitada por 300 mil pessoas em 2022

Por: Marta Godinho

A Exponor, maior recinto de feiras e congressos em Portugal apresentou um balanço  positivo este ano na retoma dos habituais valores anteriores a este período, com a visita de 300 mil pessoas em 2022. As novas ações sustentáveis implementadas levaram a empresa a reduzir 72% dos gastos de eletricidade e 36% do consumo de água, relativamente a 2017.

Este ano, o recinto albergou 51 eventos e consolidou a implementação de mais eficiência energética que foi sendo instalada nos últimos cinco anos e que agora atingiu valores recorde quanto a contributos para a redução da pegada ecológica.

As reduções dos gastos em 72% por parte da eletricidade foram alcançadas pela transição integral da iluminação do recinto para LED e de uma utilização criteriosa dos equipamentos de alto consumo, comparativamente aos consumos de 2017.

A descida no consumo de água em menos 36% relativamente a 2017, verifica-se pela implementação de melhorias às infraestruturas e pela manutenção proativa dos equipamentos.

Até 2023, está previsto que a Exponor continue à procura da eficiência energética e que mantenha progressivamente as soluções que promovam o cumprimento dos mesmos pressupostos .

“Em 2022, assumimos que essa (decréscimo gradual nos consumos energéticos e hídricos) seria uma das nossas grandes prioridades, a par da retoma consolidada das feiras em formato presencial, e atingimos as nossas metas com sucesso. Queremos primar pelo exemplo das nossas práticas, e os próximos anos terão sempre objetivos de superação no nosso horizonte”, explica Diogo Barbosa, diretor geral da Exponor.

No departamento de eventos, o pavilhão da empresa foi novamente ocupado pela Modtíssimo, a primeira feira têxtil da Península Ibérica, pela ExpoSalão, na qual se inclui a ExpoMoto, que bateu o recorde com 80 mil visitantes e pelo Vodafone Rally de Portugal. Destacam-se, ainda, a feira Empack Logistics & Automation Porto, organizada pelo grupo belga Easyfairs, a Auto Clássico, da espanhola Eventos Del Motor e a conferência QSP Summit.

A 25.ª edição da ExpoCosmética reuniu 30 mil pessoas, das quais 1.160 provenientes de Espanha, Brasil, França, Itália, Polónia, Paraguai, Suíça e Ucrânia. Esta feira foi a que mais atraiu visitantes este ano.

A Concreta, a Qualifica e as quatro feiras de maquinaria industrial (FIMAP, Maquitex, Maquishoes e Expocouro) apresentaram resultados bastante positivos com forte presença de profissionais e visitantes estrangeiros.

“Este ano foi fortemente marcado pela nossa ambição em consolidar números que nos eram habituais. Acreditamos que em 2023 teremos condições para reinventar alguns dos nossos formatos de feiras setoriais, para as tornarmos mais atrativas e atuais, em linha com as tendências da indústria”, adianta Diogo Barbosa.

“Queremos continuar a dar palco e voz aos novos talentos e às marcas nacionais emergentes nos mais diversos setores, a promover boas práticas relacionadas com a sustentabilidade e com a inovação, e a cumprir com novas metas que possibilitem o nosso crescimento e dos nossos parceiros”, acrescenta.

O ano de 2023 aguarda a realização de mais 30 eventos, destacando a EMAF e o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.