Home / Empresas / Grupo Air France-KLM compra 100 aparelhos Airbus
Air France KLM
Boeing, até aqui, equipava estas empresas com aparelhos de corredor único (Foto: Pexels)

Grupo Air France-KLM compra 100 aparelhos Airbus

O grupo Air France-KLM anunciou, esta sexta-feira, uma encomenda de 100 aviões Airbus A320neo para equipar as frotas da KLM e da Transavia, representando uma perda importante para a Boeing, que até aqui equipava estas empresas com aparelhos de corredor único.

Esta encomenda com direitos de compra de mais de 60 aparelhos suplementares e com uma carta de intenção para quatro aparelhos de longa distância A350F Cargo foi divulgada menos de 24 horas depois de a Airbus ter conseguido ficar com o mercado de aparelhos de médio curso da Qantas, um outro grande contrato, até agora que pertence ao rival norte-americano, segundo a edição online do jornal Dinheiro Vivo.

Para a Air France-KLM, a decisão de adquirir, por um montante teórico de dez mil milhões de dólares (8,8 mil milhões de euros), com base no preço catálogo da Airbus para a família A320neo, demonstra vontade em melhorar o desempenho económico e ambiental, por meio da utilização deste tipo de aparelhos.

Em comunicado, empresa franco-holandesa admitiu que o grupo tem capacidade para conseguir sinergias no domínio das compras. Até ao momento, a Air France só explorava aviões de médio curso Airbus, enquanto a empresa holandesa KLM e Transavia, recorriam a 737 ditos “NG”, a geração anterior à do 737 MAX.

“Esta encomenda respeita a Airbus A320neo e Airbus A321neo. As primeiras entregas estão agendadas para o segundo semestre de 2023. Estes aparelhos vão garantir as ligações de médio curso na Europa, nomeadamente as que saem de Amesterdão-Schiphol, plataforma da KLM e base principal da Transavia Países Baixos, e de Paris-Orly, base da Transavia França”, avançou a Air France-KLM.