Home / Empresas / Há quatro faculdades portuguesas entre as 50 melhores escolas de gestão do mundo
faculdades
Nova SBE é a faculdade portuguesa mais bem qualificada no ranking do Financial Times. (Foto: Pixabay)

Há quatro faculdades portuguesas entre as 50 melhores escolas de gestão do mundo

O jornal britânico Financial Times elegeu quatro faculdades de gestão portuguesas entre as 50 melhores do mundo para a educação de executivos. O ranking de 2022, divulgado esta segunda-feira, destaca a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), a Católica Lisbon School of Business & Economics, a Porto Business School (PBS) e o ISEG (Lisbon School of Economics and Management) – sendo que as duas primeiras se encontram entre as primeiras 30.

O ranking agregado do Financial Times avaliou componentes formativas dos programas de inscrição aberta assim como dos programas destinados às empresas. Em cada programa foram avaliados critérios como as metodologias de ensino, a qualificação do corpo docente, a contribuição para novas competências e aprendizagens e o retorno do investimento dos participantes.

A Nova SBE, pelo terceiro ano consecutivo, lidera o pódio português neste ranking mundial, ocupando a 22ª posição. É a universidade que apresenta as melhores qualificações a nível da avaliação global e dos programas abertos.  Daniel Traça, dean  da Nova SBE, diz, em comunicado, que estes resultados são reflexo da aposta “no desenvolvimento de conhecimento aplicado à realidade das empresas” e da reunião com parceiros que ajudaram a contruir “as melhores soluções educativas, com impacto na visão, estratégia e negócio dessas organizações.”

Já a Católica Lisbon School of Business & Economics surge na 27.ª posição. Destacou-se pela formação de programas customizados, pelos seus métodos e materiais de ensino, assim como pelas novas competências e aprendizagens. A Porto Business School e o ISEG – Lisbon School of Economics and Management, que se estreia nesta qualificação, surgem lado a lado no ranking, ocupando a 40ª e a 41ª posição, respetivamente.

Nesta edição do ranking Executive Education, Portugal surge como o terceiro país, a nível europeu, mais bem qualificado, disputando o primeiro e segundo lugar com a França e o Reino Unido. A nível mundial, o pódio é liderado pela HEC de Paris.