Home / Empresas / Importadores agroalimentares de 12 países estão na região a fazer negócios
Agrocluster Ribatejo

Importadores agroalimentares de 12 países estão na região a fazer negócios

O Agrocluster Ribatejo encontra-se em Alcanena a promover a 3.ª edição do Agribusiness – Encontro Internacional de Negócios do Setor Agroalimentar. Na região estão 20 importadores estrangeiros de 11 países, que iniciaram já um plano de reuniões com empresas agroalimentares locais.

O evento, que teve lugar na passada segunda feira logo pela manhã, contou com a presença do  Presidente do Agrocluster, Carlos Lopes de Sousa, que fez o acolhimento a todos os presentes. Na sessão de abertura, o dirigente do Agrocluster referiu que esta é “terceira edição do Agribusiness, que tem vindo a crescer ao longo dos anos, com cada vez mais importadores presentes”. Focou-se ainda no objetivo deste encontro, que é efetivamente “a realização de negócios”. Apelou, a bem da eficácia do encontro, “à partilha de conhecimentos entre todos os empresários presentes”. Carlos Lopes de Sousa explicou ainda o modo de funcionamento do Agribusiness, que se baseia num plano de reuniões previamente agendadas e onde em cerca de 30 minutos, cada empresa portuguesa inscrita reúne com o importador. Note-se ainda que o agendamento de reuniões não é aleatório – o plano é feito de acordo com os objetivos pré-definidos pelos intervenientes.

As reuniões B2B, aconteceram no  Hotel Eurosol em Alcanena, onde a organização tinha disponível um espaço para a exposição e degustação dos produtos das empresas portuguesas inscritas, para que os importadores possam efetuar provas in loco dos produtos que pretendem importar para os países que representam. Vinhos, azeites, queijos, enchidos, produtos de doçaria e pastelaria são alguns dos produtos em prova durante o evento. O terceiro dia do evento – amanhã – está reservado para as visitas a empresas que tenham ficado agendadas durante as reuniões de negócio.

Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Marrocos, Panamá, Peru, Reino Unido e Sérvia foram alguns dos países presentes nesta edição do Agribusiness, no total de 20 importadores presentes. O encontro realizou-se no âmbito do projeto Agriexport, cujo objetivo é reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas no domínio da internacionalização.