Os indicadores do Banco de Portugal demonstram que a atividade económica nacional melhorou em agosto, no entanto, o indicador que mede o consumo privado recua, mantendo a tendência registada desde janeiro.
Segundo os indicadores coincidentes, o banco central mostra que a atividade económica melhorou 0,5% em agosto, depois de uma subida de 0,3% em julho. Em agosto do ano passado o aumento foi, ainda assim, de 1,5%.
Já o indicador coincidente que mede o consumo privado melhorou 1,6% em agosto, uma desaceleração face aos 1,8% registados em julho. Contrastando com a comparação homóloga mantém-se a queda já evidente na atividade económica: o consumo crescia 2,4% em agosto de 2015.
“O indicador coincidente mensal para o consumo privado manteve o perfil descendente iniciado em janeiro, após a estabilização observada desde meados de 2015”, refere o Banco de Portugal.
A economia nacional cresceu 0,3% em cadeia no segundo trimestre do ano e 0,9% numa comparação homóloga, com um contributo negativo da procura interna e um contributo positivo das exportações. O Executivo espera crescer 1,8% este ano.